A Câmara Técnica Legislativa do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) vai solicitar aos prefeitos da região que convoquem os responsáveis pela Concessionária SPMar e pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), para que participem da próxima reunião do consórcio. O objeto é cobrar os reparos dos estragos deixados pelas obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), além da conservação da área sobre os viadutos do anel viário.
O grupo, formado pelos presidentes das Câmaras do Alto Tietê, cobrou a concessionária e a Artesp sobre o assunto, no primeiro semestre deste ano, e não recebeu qualquer solução para o caso. "Ninguém se responsabiliza. Uma fica jogando a responsabilidade para a outra e, enquanto isso, a população é prejudicada. É nítido pelas respostas, que a concessionária nos deu, que eles não pretendem fazer nada pela nossa região", declarou o presidente do Legislativo de Suzano, Denis Cláudio da Silva (DEM).
As vias de Poá e Itaquaquecetuba também foram afetadas pelas obras do anel viário. "A Prefeitura de Poá está fazendo os reparos no trecho da cidade, em Calmon Viana. Já foram feitas as calçadas, o recapeamento, e a conta será enviada para a SPMar, porque esse serviço deveria ser feito por eles", explicou o presidente da Câmara de Poá e coordenador da câmara técnica, Mário Massayoshi Kawashima (PSDB), o Mário Sumirê.
O vereador destacou ainda que não se trata apenas de uma questão de infraestrutura urbana ou estética, mas, principalmente, de segurança. "Embaixo do Rodoanel, há áreas que, além de degradadas, estão sendo invadidas ou utilizadas como desmanche e ponto de drogas", destacou.
Meta
A meta agora é acompanhar e cobrar as solicitações feitas nos últimos meses. Os presidentes das câmaras também irão ver o andamento dos pedidos entregues pelos municípios ao Ministério das Cidades e às secretarias do governo do Estado, ao longo dos seis primeiros meses de 2015.
A próxima reunião do grupo será no dia 25 de agosto, às 10 horas, na Câmara de Mogi das Cruzes.