A nova temporada do Café com Mogi News começa oficialmente nesta terça-feira (6), em clima de Carnaval, com mais histórias inspiradoras e novidades. O primeiro episódio traz uma entrevista especial com Glauco Ricciele, historiador e diretor do Departamento de Patrimônio e Arquivo Histórico da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes. Ele conta um pouco da história da festa mais popular do Brasil, especialmente em Mogi das Cruzes, e sobre a programação da cidade para os dias de folia. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

A tradição das escolas de samba de Mogi, segundo Ricciele, tem uma estreita ligação com os bairros da cidade, envolvendo as comunidades do entorno, como no caso da Acadêmicos do São João, agremiação mais antiga da cidade, com mais de 50 anos de história ligado ao bairro que dá nome a escola. Ele também destaca a parceria entre as escolas. “É um orgulho grande para a cidade ter essas comunidades efervescentes e unidas na mesma sinergia”, salientou. 

Destaque também para o Carnaval no distrito de Sabaúna, que no ano passado reuniu mais de 20 mil pessoas, curtindo a folia com marchinhas e os tradicionais bonecões. O local, segundo o historiador, também recebe o fluxo de pessoas de Guararema, que buscam um lugar mais tranquilo e descontraído. Em Mogi, para este carnaval também haverá apresentações de escolas de samba no Pró-Hiper, como no ano passado, entre outras atrações. 

Ricciele também cita a mudança da folia nos últimos anos e a dependência financeira de grandes cidades, como o Rio de Janeiro, onde se trabalha o ano inteiro para que os desfiles aconteçam, assim como São Paulo, com a Fábrica do Samba. Para ele, o Carnaval precisa cada vez mais se profissionalizar e apresentar bons projetos para empresas e também para editais dos governos federal ou estadual que possam dar o aporte financeiro necessário para manter a folia. 

Veja a entrevista completa no nosso canal no YouTube