A partir da próxima terça-feira (6) tem início a nova temporada do Café com Mogi News, com mais histórias inspiradoras e novidades no formato que conquistou o público. O primeiro entrevistado, no clima do carnaval, é o historiador e diretor do Departamento de Patrimônio e Arquivo Histórico da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes, Glauco Ricciele. Ele conta um pouco da história da festa mais popular do Brasil e antecipa parte da programação que a cidade preparou para os dias de folia. 

Segundo o historiador, o carnaval se transformou no decorrer dos séculos no Brasil, começando ligado às elites com os bailes, e depois ligado aos povos escravizados, ocupando as ruas das cidades. Ele explica que a divisão da folia, como conhecemos hoje com escolas de samba e blocos, começou a se delinear bastante no Sudeste do Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. 

“A partir dos anos 1920 para os anos 1930, o governo começa a pensar de que maneira se organiza esse carnaval e de que maneira pode ser algo de construção e educação para a população brasileira. Então o termo escola de samba vem com essa relação puramente de ensinar as pessoas a história do Brasil”, destacou, falando do surgimento de agremiações cariocas como a centenária Portela e a Mangueira, com mais de 90 anos de história.

Em Mogi das Cruzes, a história do carnaval, segundo o historiador, se confunde com as indústrias e a vinda de operários do Rio de Janeiro e Minas Gerais, pessoas que trouxeram as vertentes musicais do samba e das congadas para a cidade. Em breve mais destaques da entrevista do historiador. 

Café

O programa completo, com apoio da Padaria Tita, ficará disponível a partir das 10 horas da próxima terça-feira (6), no formato de vídeo e com destaques em texto. Acesse também os outros episódios das temporadas anteriores no www.portalnews.com.br e assista no canal do Portal News no YouTube


Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98