Tudo tem seu tempo. Que o diga Andreia Horta, a Joaquina de "Liberdade, Liberdade". Ela estava prestes a fazer sua estreia como protagonista de novela na Globo em "A Regra do Jogo", na pele da mocinha Toia. Por isso, deixou o projeto para interpretar Elis Regina no cinema, com o qual estava envolvida desde 2012, já que não teria tempo suficiente para se preparar à altura da responsabilidade.
Com a entrada de Alexandre Nero na trama de João Emanuel Carneiro, a emissora optou por Vanessa Giácomo para aquela que seria sua personagem. Afinal, Nero e Andreia haviam sido pai e filha em "Império" recentemente. A atriz se viu, então, sem a protagonista de novela e sem a Elis Regina no cinema.
Meses depois, acabou sendo escalada para viver a heroína da trama das 23 horas. E ainda por cima, conseguiu retornar ao elenco do filme para viver Elis Regina, pois a equipe do projeto ainda não havia encontrado uma substituta. "Sabe aquele papo de que tudo que é seu volta para sua mão na hora certa? Eu acredito muito nisso", enfatiza.
O posto de protagonista, no entanto, não é novidade na carreira de Andreia. Em 2007, ela viveu Renata, um dos papéis principais de "Alta Estação", da Record. Na tevê fechada, interpretou Alice, personagem-título da série que a HBO exibiu em 2008. Além disso, acumula trabalhos em produções como "A Cura", de 2010, "Cordel Encantado", de 2011, e "A Teia", de 2014, dentre outras.
"O 'trabalhar muito' é a parte mais prazerosa. E o volume de cenas, mais ainda. Porque significa que você está contando e desenvolvendo uma história. Não é a primeira vez que vivo essa experiência da quantidade de demanda de trabalho. Eu adoro!", afirma a atriz.
Cara de época
Andreia conta que precisa de destreza nas cenas de "Liberdade, Liberdade". Principalmente para se movimentar usando o figurino pesado de sua personagem, composto por vestidões com mangas bufantes, mas também calças nas sequências em que luta esgrima.
"A Joaquina revelou para mim que sou mais 'mulherzinha' do que imaginava. Com aquela roupa pesada, lutando esgrima e atirando, mantendo a arma em punho por horas para gravar uma cena, montando cavalos... É uma loucura!", assume a atriz. ("Liberdade, Liberdade", Globo. Segunda, terça, quinta e sexta-feira, às 23 horas).