Integrar o elenco de "Totalmente Demais" mexe com a memória afetiva de Leona Cavalli. Afinal, o convite para interpretar Gilda na trama de Rosane Svartman e Paulo Halm foi feito por Luiz Henrique Rios, por quem a atriz foi dirigida na primeira novela de sua carreira, "Belíssima", exibida em 2005. Na ocasião, inclusive, ela conheceu Marina Ruy Barbosa, que também estreava na tevê e atualmente interpreta Eliza, filha de sua personagem no folhetim das sete. "Para mim, foi muito especial porque o Luiz foi meu primeiro diretor na Globo. E também conheci a Marina ainda menininha. Foi um reencontro", constata, animada.
Na história, Gilda vive uma relação complicada com o marido, Dino, de Paulo Rocha. Submissa e apaixonada, a personagem fica dividida entre manter o casamento e apoiar a filha mais velha, que, logo no início, saiu de casa por conta da personalidade violenta e dos olhares inapropriados do padrasto. Mas a revelação de que o pai de Eliza é Germano, papel de Humberto Martins, traz uma nova fase para a trama de Gilda. "Essa virada é esperada desde o começo da novela. Para a minha personagem, é um momento de transformação muito grande", acredita.
Nas ruas, o que Leona mais escuta dos telespectadores é que Gilda deveria abandonar o marido. Mas, ao mesmo tempo, ela percebe que a recepção do público é boa. "Por ser um drama forte e real, muito mais do que a gente gostaria, isso acaba trazendo uma simpatia por aquela situação, que é tratada com certa leveza na trama", salienta.
Aliás, estar inserida no núcleo mais dramático de uma novela em que o humor dita o tom é algo que instiga Leona. Para ela, é inevitável tocar em certos assuntos. Mas, por conta do horário de exibição da história, a abordagem pode ser mais sutil. "Os autores conseguem colocar situações fortes e delicadas de uma maneira suave, mas, ao mesmo tempo, tocando em questões profundas. Desde a primeira cena, o texto da Gilda tem essa função e um lado bem dramático. É importante se entregar para fazer esse drama", avalia a atriz. ("Totalmente Demais", Globo. De segunda-feira a sábado, às 19h20).