Os olhos vibrantes e a risada sincera entregam Juliana Paes. E a julgar pela felicidade que exala da atriz, a decidida Carolina, de "Totalmente Demais", é a personagem ideal para comemorar seus 15 anos de televisão. "Essa data é muito especial e chega em um momento onde estou mais madura e segura como atriz. Fiz um pouco de tudo nesse tempo e é bacana olhar para trás e ver que pude evoluir. A televisão, às vezes, engole as pessoas. Eu comemoro 15 anos de forma muito racional e querendo sempre ir além", destaca.
O papel na atual novela das sete é a estreia de Juliana no posto de antagonista. Sem querer se limitar a vilanias e crueldades, a atriz defende Carolina como uma mulher contemporânea, repleta de anseios e frustrações. "Carolina é a mulher comum. Ela não acredita mais em príncipe encantado e corre atrás do que passou despercebido, que é a formação da família e a maternidade. Eu a entendo muito bem", resume.
Fluminense da pequena Rio Bonito, aos 36 anos, Juliana carrega no discurso e nas atitudes que está exatamente onde sempre imaginou. O início, como figurante em pequenas produções globais, não foi nada fácil, mas sua personalidade persistente foi mais forte.
A primeira oportunidade de se destacar na tevê aconteceu por acaso. Em "Laços de Família", de 2000, viu sua personagem, a brejeira empregada Ritinha, cair nas graças do autor Manoel Carlos e crescer um pouco a cada capítulo. Depois disso, seguiu por uma linha da personagens cômicas e sensuais em tramas como "Celebridade", "América" e "Pé na Jaca". Até que, em 2009, foi escalada para sua primeira protagonista em "Caminho das Índias", que atualmente está sendo reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo". O desemprenho na trama a fez passar a integrar o primeiro time do casting da Globo. "Acho que soube aproveitar o que me foi oferecido e, além disso, mostrar que eu estava disposta a trabalhar e aprender. Nunca é fácil, mas esse é o grande barato de fazer televisão", analisa. ("Totalmente Demais", Globo. De segunda-feira a sábado, às 19h20).