O entusiasmo de Lorena Comparato é contagiante. Falante, a intérprete de Abigail, em "Pé na Cova", mostra que leva a profissão muito a sério e não tem medo de parecer "nerd" - no melhor sentido da palavra. Ao longo das temporadas do humorístico escrito por Miguel Falabella, sua personagem passou por distintas fases. De órfã abandonada a mulher de um homem bem mais velho - no caso, Ruço, do próprio Falabella -, de mãe a stripper.
Com tantas mudanças, Lorena precisou mergulhar em um profundo processo de composição. Na atual temporada e na próxima - ambas foram gravadas juntas de janeiro a setembro deste ano -, Abigail se transforma em uma "cam girl". "Não foi do nada. Teve toda uma terceira temporada de sufoco para ela, que acabou sendo seduzida pelas ideias do Clécio e da Odete Roitman", diz, citando os personagens de Magno Bandarz e Luma Costa. Por isso, além de referências de mulheres que tiram a roupa frente às câmeras de computador, Lorena viu o filme "Um Drink no Inferno", conhecido pela dança sensual de Salma Hayek. 
Natural de Portugal, Lorena começou a estudar teatro quando veio para o Brasil, aos seis anos. Encorajada pelo pai, o roteirista Doc Comparato, e pela irmã, a também atriz Bianca Comparato, ela nunca mais saiu dos palcos. "Sempre tive a ideia de que, se eu fosse atriz, poderia ser tudo", confessa. Além de pesquisar textos para a Companhia de Quatro Mulheres, ela vai participar da série "E aí, Comeu", que o Multishow estreia em 2016. ("Pé na Cova", Globo. Terça-feira, às 23h20). (T.P.)