Com o passar dos anos e com a ajuda do teatro, Pérola Faria aprendeu a lidar com a própria timidez. A característica, inclusive, acaba reforçando o jeito meigo da atriz. Talvez por isso ela seja escalada com tanta frequência para interpretar jovens delicadas e românticas. Como é o caso da doce Deborah, que vive em "Os Dez Mandamentos". "É engraçado, existe um padrão de personagem para cada ator. Espero que em algum momento isso mude, mas entendo que é uma questão de perfil", avalia, tranquilamente.
Na verdade, o perfil da personagem de Pérola na novela da Record mudou algumas vezes. Antes da estreia da trama, a atriz recebeu uma sinopse curta que informava que o nome do papel seria Hanna, uma jovem que, em determinado momento, teria um romance com Bezalel, de Igor Cosso, fora do casamento com Datã, de Bruno Padilha. Em seguida, mudaram o nome da personagem para Deborah e ela sofreria assédio de Datã, algo que começou a acontecer no ar. Mas o envolvimento de Deborah com Bezalel gerou mais repercussão que o esperado. Por isso, o casal ganhou um espaço maior na história.
Pérola passou por uma intensa preparação para a novela. Uma das etapas foi composta por exercícios de cena com o núcleo da família de Deborah. Depois, apenas com Igor Cosso, para que os atores pudessem encontrar o tom do casal. "Ter contato com a técnica dos preparadores de elenco foi o que mais me ajudou", explica. ("Os Dez Mandamentos", Record. De segunda a sexta-feira, às 20h30).