Renata Castro Barbosa é do tipo que contagia o ambiente. Com uma fala rápida e um sorriso no rosto, a atriz procura enxergar o copo "meio cheio". A convite do roteirista Marcius Melhem e do diretor Maurício Farias, ela está na nova fase do "Zorra". Sempre com personagens mais voltados para a comédia, Renata garante que se encontra no gênero, apesar de sonhar em fazer papéis mais dramáticos e intensos. "Sou essa pessoa festeira, para cima. Amo fazer humor, meu único problema são as crises de riso que tenho", afirma.
Com programas com "Junto & Misturado" e "A Diarista" no currículo, ela integra pela primeira vez o elenco do "Zorra". "Não sou dessas pessoas que têm problema com o formato antigo. Fui chamada algumas vezes, mas sempre achei que não conseguia construir um personagem só como as pessoas de lá faziam tão bem", analisa. No entanto, a atriz vê com bons olhos a mudança na estrutura do programa. "Acho ousado mexer em um formato que se sustentava há 15 anos. Conseguimos um novo público, mas sem perder o antigo", pondera.
No ano passado, ao lado de Luciana Fregolente - uma das roteiristas do "Zorra" -, Renata escreveu o roteiro de "Alucinadas", exibido pelo Multishow. O programa de esquetes era baseado em uma peça de teatro. As personagens vão para um novo programa do canal a cabo, enquanto as atrizes trabalham para transformar o projeto em filme. Renata revela que há planos para assinar uma produção para a tevê. "("Zorra", Globo. Sábado, às 22h30). (T.P.)