As obras do Corredor Nordeste chegaram a cerca de 30% da execução. Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, com investimento de R$ 98,1 milhões, a obra tem o objetivo de melhorar o trânsito de Cezar de Souza, abrindo novas alternativas de entrada e saída do distrito aos moradores. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2025.
De acordo com a administração municipal, atualmente os trabalhos se concentram na concretagem de vigas longarinas e implantação de estacas escavadas de grande diâmetro (estacão), drenagem, colocação de guia pré-moldada e escavação para melhoria do subleito. A obra é a primeira do eixo mobilidade do projeto Viva Mogi, que também prevê intervenções nas áreas de saneamento, macrodrenagem e socioambientais em diferentes áreas da cidade.
A prefeitura explicou que o Corredor Nordeste também terá execução de mais um trecho do rodoanel viário da cidade, a Via Perimetral, que não está completo. A intervenção fará a conexão entre a região da avenida Vereador Dante Jordão Stoppa e a avenida Francisco Rodrigues Filho. Uma alternativa para a saturada Ricieri José Marcatto e também abrirá uma nova possibilidade de deslocamento para a região leste da cidade.
O corredor ainda prevê a construção de um viaduto sobre a linha férrea de Cezar de Soouza, o que, segundo a prefeitura, deve melhorar a fluidez no tráfego de entrada e saída do distrito. Além disso, serão construídos 1.850 metros de ciclovia.
A obra, de acordo com a administração municipal, faz parte de um conjunto de intervenções de grande porte que atenderão toda a região leste, considerado um futuro vetor de desenvolvimento econômico, social e ambiental do município. Os bairros do distrito de Cezar de Souza reúnem atualmente cerca de 60 mil habitantes e os investimentos em infraestrutura urbana, mobilidade e saneamento, segundo a prefeitura, foram pensados para que a região tenha uma capacidade de crescimento planejado, impactando moradores, empresas e empreendimentos imobiliários nos próximos anos.
“O Programa Viva Mogi é uma marca da Prefeitura de Mogi das Cruzes que agrega valores permanentes, como a qualidade de vida da população e a reconexão dos cidadãos com o município. Esses conceitos serão levados para todas as obras estruturantes da cidade, em todos os distritos e bairros, transformando-se em uma marca da administração”, finaliza a prefeitura em nota.
*Texto supervisionado pelo editor.