Aparentemente, o jeito de fazer Alexandre Nero parar de "roubar a cena" tem sido fixá-lo no posto de protagonista. Tanto é que, em "A Regra do Jogo", ele repete a função que exerceu em "Império", próxima novela das nove, que estreia na segunda-feira, dia 31 de agosto. Aos 45 anos, o ator se equilibra entre a modéstia e a autopromoção ao analisar uma carreira que segue em uma crescente desde sua estreia em novelas, em "A Favorita", exibida em 2008.
"Demorei a investir na televisão. Mesmo inexperiente, estava muito seguro do que queria fazer quando tive a primeira oportunidade. Só não sabia que as coisas iriam acontecer de forma tão legal. Em sete anos, minha vida mudou completamente. Não me canso e estou sempre pronto para a próxima", ressalta.
Na trama assinada por João Emanuel Carneiro - mesmo autor de seu trabalho de estreia -, Nero dá vida ao misterioso Romero Rômulo, um homem que faz de tudo para parecer o herói de seu povo. Mas, na verdade, não passa de um bandido tentando salvar a própria pele. No caminho, ele se divide entre os amores da correta Tóia e da torpe Atena, personagens de Vanessa Giácomo e Giovanna Antonelli. "Apesar de estar sempre mentindo, ele é um homem que sabe amar. Mas são amores diferentes. Ele se apaixona pela pureza e garra da Tóia. Já com a Atena, o amor tem um pé na vingança, pois ele acaba caindo em um golpe dela", entrega.
Curitibano radicado no Rio de Janeiro, Nero exibe a versatilidade e o foco de um ator que realmente sabe o que quer. Foi essa "fome" de realização, inclusive, que o fez aproveitar os pequenos personagens em tramas como "Paraíso" e "Escrito nas Estrelas". O profissionalismo e a disponibilidade o tornaram "queridinho" de autores como Glória Perez e Aguinaldo Silva, responsáveis por tipos que elevaram o patamar de Nero dentro da Globo, como o raivoso Baltazar, de "Fina Estampa", e o enrolado Stênio, de "Salve Jorge".
"Para mim, não tem tempo ruim. Respeito meu trabalho e meu contrato com a Globo. Até se pintar duas novelas ao mesmo tempo e for possível conciliar, eu topo", brinca. Foi esse estilo irônico e espirituoso que o fez conquistar o posto de protagonista de "Império", folhetim mais recente de Aguinaldo que terminou em março. Para Nero, seu desempenho como o poderoso comendador foi fundamental para ele voltar ao posto principal em "A Regra do Jogo". "Nunca me vi como protagonista. Só tenho a agradecer a confiança que depositam em mim e fazer o meu melhor. Sou meu principal crítico, isso ajuda bastante", destaca, entre risos.
Outras frentes
Só atuar não é o bastante para Nero. Ansioso e sempre com algo a dizer, ele utiliza a música e suas opiniões mais íntimas sobre sexo para se mostrar ao público de outras maneiras. A paixão pela música é antiga, mas desenvolvida de forma independente. Sem contrato com gravadoras, Nero e sua banda utilizam a internet para divulgar canções inéditas e versões despojadas de sucessos. O ator também opina sobre sexo e relacionamento, fazendo parte do elenco fixo das temporadas do programa "Amor & Sexo". ("A Regra do Jogo", Globo. Estreia na próxima segunda-feira, 31 de agosto, às 21 horas).