A Secretaria Municipal de Saúde apresentou na última segunda-feira (17/06), durante audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores, um balanço das ações de imunização implementadas no município, relacionadas especialmente à campanha contra a gripe que já imunizou, somente neste ano, 54.516 pessoas com a vacina influenza, sendo 19.618 idosos e 8.678 crianças. Dados sobre a campanha contra a poliomielite e a vacinação contra a dengue também foram destacados na ocasião.
📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!
As informações foram compartilhadas pela diretora jurídica da pasta, Tânia Porfírio, que estava acompanhada pela diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Perin, e pelo coordenador de Vigilância Epidemiológica, José Landim. A atividade foi conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde, Rogério Castilho, e contou com a participação dos vereadores Artur Takayama e Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus. Por parte da Secretaria Municipal de Saúde ainda estiveram presentes a diretora da Atenção Básica, Cíntia Steffens Watanabe; o diretor administrativo, Mizael de Almeida; e a coordenadora da Rede Cegonha, Alcione Sena.
A explicação na Casa de Leis apontou para as iniciativas que têm sido desenvolvidas pela prefeitura para ampliar a cobertura vacinal na cidade, incluindo os chamados “Dias D” de imunização, que são realizados aos sábados. Com relação à campanha contra a gripe, foi promovida em 13 de abril uma ação especial nos 24 postos de saúde da rede municipal e em dois postos volantes na região central, garantindo a aplicação de 2.382 doses. Somente para o público da faixa etária de 60 anos ou mais, foram destinadas 952 doses contra o vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. Também houve a vacinação em 404 crianças de seis meses a 5 anos.
No semestre também ocorreu um “Dia D” destinado à Campanha de Multivacinação, especialmente contra a poliomielite, realizada em 8 de junho. Nessa ocasião, houve a aplicação de 4.221 doses contra 18 patógenos diferentes, sendo 1.374 contra a poliomielite, que representou 32,7% das administrações. A pasta ainda aplicou 2.772 doses para a imunização relacionada a outras doenças, sendo 1.611 contra o influenza, 481 contra o novo coronavírus (Covid-19) e 130 contra a dengue.
No que diz respeito a vacinação contra a dengue, somando os moradores contemplados no “Dia D” do dia 8 de junho, já foram imunizados 9.456 adolescentes de 10 a 14 anos, sendo 8.779 com a primeira dose e 677 com a segunda dose. A campanha contra essa doença começou em 20 de fevereiro para o público de 10 e 11 anos e posteriormente passou a contemplar os jovens de 13 e 14 anos.
Tânia Porfírio enfatizou a relevância das ações regulares e especiais destinadas ao aumento da cobertura vacinal. “A vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população, mantendo uma sociedade saudável e resistente. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação dos agentes infecciosos na comunidade”, avaliou a diretora.
O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, reforçou que é fundamental a adesão da população às campanhas. “Os imunizantes garantem a proteção dos munícipes, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. Crianças e idosos precisam de uma atenção especial em relação à atualização da caderneta vacinal e podem contar com nossas equipes em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família)”, destacou o chefe da pasta.
Os moradores podem acessar o link bit.ly/EnderecosUBS para conferir os endereços dos postos de saúde, que garantem a imunização de forma regular entre segunda e sexta-feira, das 8 às 16 horas. Vale a pena destacar que, desde 3 de junho, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins, conhecida como CS II (avenida Paulo Portela, 205 – Centro), passou a funcionar entre 7 e 19 horas, proporcionando também atendimento aos sábados.