As Prefeitura de Suzano, Mogi e Ferraz de Vasconcelos estão preparando ações especiais, como palestras, rodas de conversas e caminhadas em alusão ao “Janeiro Branco”, campanha nacional relacionada à atenção à saúde mental. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do tema, além de apresentar os serviços públicos disponíveis para cuidar não apenas do corpo, mas também da mente.

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Em Suzano, por meio da Secretaria de Saúde, foi iniciada uma série de atividades nas 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) que visam dialogar e conscientizar a população sobre a importância da saúde mental. “Iniciada em 2014, a campanha ganhou força nos últimos anos, principalmente com a pandemia de Covid-19, deixando pessoas reclusas e aumentando significativamente a quantidade de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em hospitais”, explicou a pasta, em nota.

As ações são coordenadas pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da cidade e realizadas pelos psicólogos de cada UBS. Elas incluem orientações, caminhadas, rodas de conversa, painéis, plantões de acolhimento, oficinas, entre outras atividades que abordam a importância de refletir sobre a própria vida e buscar a paz e o equilíbrio emocional. 

Algumas unidades, como a UBS Palmeiras, terão Sala de Espera Humanizada todos os dias, Painel de Humanização livre e mutirão de escutas em saúde mental - esta última atividade acontece em 27 de janeiro, das 8 às 15 horas. Já a USF Maria José Lima Souza, no Jardim Ikeda, terá caminhada no território com pacientes e profissionais no dia 23 de janeiro e uma roda de conversa com o tema “Saúde Mental na Atualidade” no dia 26.

 A prefeitura informa que a programação de cada unidade está sendo divulgada nos próprios locais, por meio de cartazes e anúncios.

O secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, ressaltou a importância de a população se conscientizar sobre o tema e procurar os locais para cuidar da saúde mental. “É um tema cada dia mais presente em nossa vida. A pandemia escancarou um sério problema de depressão e ansiedade que muitas pessoas não sabiam que tinham. Este mês serve para alertar as pessoas de que isso precisa e pode ser tratado”, afirmou.

Mogi

Em Mogi, a Secretaria de Saúde promoverá, durante todo o mês de janeiro, rodas de conversa nas USFs. Para o dia 31, como encerramento da campanha, está programada uma caminhada com representantes da Rede de Apoio Psicossocial (Raps), no Parque Centenário, a partir das 9 horas.

Ferraz

 As ações da Prefeitura de Ferraz em alusão ao Janeiro Branco ainda estão sendo definidas e acontecerão na segunda quinzena do mês. As 13 UBSs da cidade contarão com atividades. O cronograma deverá ser divulgado em breve. 

 Poá

 O município não contará com programação especial neste mês, mas afirma que “mantém à disposição da população, de forma contínua, o atendimento no CAPS da cidade, oferecendo assistência, acolhimento, oficinas e atendimentos clínicos, inclusive por videoconferência ao público alvo”. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na rua Francisco Romero Ramos, 174 – Jardim Medina.


 Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98