Com o tema “Se precisar, peça ajuda”, a campanha de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, está em andamento em Suzano, Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos. Nas três cidades, ações de conscientização e palestras sobre saúde mental estão sendo realizadas para alertar a população sobre a importância do tema e também de buscar ajuda profissional disponível na rede pública de saúde.

Em Suzano, após a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) realizar na última terça-feira o “3° Encontro da Rede Intersetorial de Prevenção e Posvenção do Suicídio”, ação que envolveu profissionais de múltiplas vertentes para discutir o manejo adequado das situações de crise de comportamento suicida no ambiente de trabalho, a prefeitura se prepara para mais uma ação marcada para o dia 21.

A partir das 13 horas da próxima quinta-feira, será promovida uma reunião de jovens e profissionais da Saúde na praça Papa João XXIII, situada no bairro do Sesc, para o “1º Encontro pela Vida”, no qual a região receberá atividades esportivas e culturais diversas, incluindo uma oficina destinada à montagem de pipas amarelas que enfeitarão o céu ao longo da tarde.

De acordo com a coordenadora da Raps, Dulce Ramos, o complemento da campanha em Suzano se dará por meio de iniciativas diversas nas unidades básicas de saúde (UBSs) da cidade. “Teremos ações específicas para cada unidade ao longo do mês, seguindo também com o atendimento regular nas quatro unidades do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) da cidade. Nosso trabalho é diário, pois cada um dos 24 postos de saúde do município conta com ao menos um psicólogo pronto para atender. Queremos que todos saibam que a ajuda pode estar mais perto do que se imagina”, destacou.

Mogi

Em Mogi, por meio de ações permanentes e também pontuais alusivas ao tema, a prefeitura tem investido diretamente na saúde mental e emocional da população e também dos servidores. 

Por meio da Secretaria Municipal de Gestão Pública, o prefeito Caio Cunha (Podemos) implantou, em 2021, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas, responsável pelo gerenciamento do Programa Escuta em Ação, que promove uma escuta solidária por meio de conversas com as mais diversas equipes e setores da Administração Municipal. 

“Os resultados desses encontros servem como pauta do plano de ação de curto prazo, incluindo os encaminhamentos de servidores para o Programa Livre, outra iniciativa que prioriza e valoriza a saúde mental dos servidores. A iniciativa oferece atendimento psicossocial gratuito para os servidores municipais, assim como palestras e encontros sobre temas importantes para promover o bem-estar dos colaboradores e o pleno desenvolvimento das atividades do cotidiano”, explicou a administração municipal.

Outra medida foi o aumento da oferta de psicólogos no plano de saúde dos servidores, passando de dois para sete profissionais - o que representa um acréscimo de 250%. Os psicólogos promovem atendimentos descentralizados, ou seja, em diferentes prédios da Administração Municipal para facilitar o acesso dos usuários, refletindo positivamente no número de atendimentos, que é de cerca de 130 atendimentos mensais.

Educação

Na manhã de ontem, a Secretaria de Educação de Mogi, por meio do Grupo de Trabalho (GT) para fortalecimento de ações de Prevenção e Enfrentamento a Violências contra Crianças e Adolescentes no Sistema Municipal de Ensino, promoveu a live “Prevenção e Valorização da Vida”. A ação, que também faz parte da campanha Setembro Amarelo, será transmitida pelo canal do Youtube da pasta pelo link https://www.youtube.com/watch?v=lv15SCnM_jI

Além da palestra, o GT elaborou um guia de Prevenção e Valorização da Vida destinado às equipes escolares da rede municipal. O material traz informações sobre o Setembro Amarelo, sugestões de atividades entre outras informações, que tem como objetivo conscientizar toda a comunidade escolar. 

Ferraz

Já em Ferraz, a Secretaria de Saúde está promovendo em todas as UBSs da cidade ações educativas em alusão ao mês de prevenção ao suicídio. A porta de entrada para o tratamento são os atendimentos realizados nas unidades de saúde. Rodas de conversa e palestras com grupos de pacientes estão sendo oferecidas com uma programação diversificada que atenderá ainda a UBS Lucas Simplício Delisposti (dias 19, 20 e 21/09); UBS Antonio Nhan (19/09);  CSII Mário Margarido (19/09); UBS Vila São Paulo (21/09); UBS CDHU (21/09); UBS Mário Squizato (22/09); UBS Santo Antonio (25/09); UBS São Lázaro (25/09); UBS Marcelo Petegrosso Pereira (29/09) e UBS Jardim Castelo (29/09).