Compartilhe
Na briga entre os SUVs de luxo compactos, o Audi Q3 sempre se apresenta como ótima alternativa pelo bom nível de requinte, aliado a um ótimo desempenho e eficiência. A versão 2016 foi atualizada com algumas mudanças no visual como novos faróis de xênon e para-choques, além de lanternas traseiras de LEDs. Mas uma das boas novidades está sob o capô: além dos bons motores 2.0, agora ele tem a opção do 1.4 turbo FSI de 150 cv.
Durante dez dias, a reportagem avaliou a versão Ambiente do modelo com motor 1.4 TFSI, que vem com diversos itens a mais que o modelo de entrada Attraction. Por R$ 144 mil, dá para levar o novo Audi Q3 com, bancos de couro sintético, computador de bordo, sensores de luz e chuva e volante esportivo com shift paddles, banco elétrico do motorista e pacote de iluminação.
E não é só isso. Vem com airbags frontal, lateral dianteiro e de cabeça, assistente de partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade (ESP), faróis de xênon com ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LEDs, freio de estacionamento eletromecânico e sensor de estacionamento traseiro, entre outros itens.
Para completar o pacote, o Q3 Ambiente oferece ainda ar-condicionado automático, porta-malas com acionamento elétrico, espelho interno antiofuscante, teto solar panorâmico, controle de cruzeiro e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatimento, sensor de estacionamento dianteiro, longarinas de teto na cor prata e soleira das portas de alumínio.
Ou seja, conforto e requinte de sobra. Na hora de assumir o comando da máquina, os 150 cavalos fazem a diferença. O TFSI responde à altura os anseios do motorista, que pode escolher a forma de dirigir que mais lhe convier com o Audi Drive Select. Há quatro opções de condução bem distintas, desde econômica a esportiva. Basta tocar na tela e escolher.
As respostas tanto do motor como da suspensão mudam da água para o vinho, desde um modo bastante light até outro quase agressivo. Para ter uma noção da diferença, enquanto dá para fazer até 16 km/l de consumo de gasolina numa estrada no modo Efficiency, o computador aponta para 9 km/l em média quando se opta pelo Sport nas mesmas condições de condução.
No trânsito urbano, o Q3 conta com o Start-stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro fica parado por alguns segundos e volta a ligá-lo quando o motorista tira o pé do freio. Tudo em nome da melhoria do consumo e menor emissão de gases. Mais uma vez, a Audi demonstra na prática que seus carros vão muito além de qualquer teoria.
Cidades
Semana da Criança no Sesc de Mogi começa hoje (8), com atrações gratuitas
Cidades
Dia das Crianças: Variação de preços em Suzano e Mogi alerta para compras antecipadas
Cidades
OAB Itaquá promove 7º Simpósio de Direito Previdenciário no próximo dia 19
Cidades
Com piscina aquecida e acessibilidade, reforma do CEMI chega a 90% de conclusão