Na briga entre os SUVs de luxo compactos, o Audi Q3 sempre se apresenta como ótima alternativa pelo bom nível de requinte, aliado a um ótimo desempenho e eficiência. A versão 2016 foi atualizada com algumas mudanças no visual como novos faróis de xênon e para-choques, além de lanternas traseiras de LEDs.  Mas uma das boas novidades está sob o capô: além dos bons motores 2.0, agora ele tem a opção do 1.4 turbo FSI de 150 cv.
 Durante dez dias, a reportagem avaliou a versão Ambiente do modelo com motor 1.4 TFSI, que vem com diversos itens a mais que o modelo de entrada Attraction.  Por R$ 144 mil, dá para levar o novo Audi Q3 com, bancos de couro sintético, computador de bordo, sensores de luz e chuva e volante esportivo com shift paddles, banco elétrico do motorista e pacote de iluminação.
 E não é só isso. Vem com airbags frontal, lateral dianteiro e de cabeça, assistente de partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade (ESP), faróis de xênon com ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LEDs, freio de estacionamento eletromecânico e sensor de estacionamento traseiro, entre outros itens.
 Para completar o pacote, o Q3 Ambiente oferece ainda ar-condicionado automático, porta-malas com acionamento elétrico, espelho interno antiofuscante, teto solar panorâmico, controle de cruzeiro e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatimento, sensor de estacionamento dianteiro, longarinas de teto na cor prata e soleira das portas de alumínio.
 Ou seja, conforto e requinte de sobra. Na hora de assumir o comando da máquina, os 150 cavalos fazem a diferença.  O TFSI responde à altura os anseios do motorista, que pode escolher a forma de dirigir que mais lhe convier com o Audi Drive Select. Há quatro opções de condução bem distintas, desde econômica a esportiva. Basta tocar na tela e escolher.
 As respostas tanto do motor como da suspensão mudam da água para o vinho, desde um modo bastante light até outro quase agressivo. Para ter uma noção da diferença, enquanto dá para fazer até 16 km/l de consumo de gasolina numa estrada no modo Efficiency, o computador aponta para 9 km/l em média quando se opta pelo Sport nas mesmas condições de condução.
No trânsito urbano, o Q3 conta com o Start-stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro fica parado por alguns segundos e volta a ligá-lo quando o motorista tira o pé do freio. Tudo em nome da melhoria do consumo e menor emissão de gases. Mais uma vez, a Audi demonstra na prática que seus carros vão muito além de qualquer teoria.