A Ford anunciou o novo Kuga para a Europa, um dos cinco utilitários esportivos que serão lançados naquele mercado nos próximos três anos. A empresa também afirmou que vai triplicar o investimento de engenharia em sistemas semiautônomos e acelerar a introdução de tecnologias de assistência ao motorista em seus veículos para facilitar tarefas como estacionar e dirigir no trânsito intenso.
Além do sistema de conectividade SYNC 3, o Novo Kuga traz um novo motor 1.5 TDCi diesel de 120 cv, estacionamento automático perpendicular, uma versão aprimorada do sistema autônomo de frenagem na cidade e faróis adaptativos. A abertura do porta-malas sem as mãos e a tração integral inteligente são outras novidades.
Com o aumento do investimento em tecnologias de assistência ao motorista a Ford quer transferir mais tarefas de direção para o veículo, com foco no conforto e segurança. Entre elas estão o assistente de direção em engarrafamentos e o estacionamento totalmente automático, que a marca pretende lançar nos próximos três anos.
O assistente de direção em engarrafamentos, acionado por um botão, permitirá ao carro se manter na faixa e controlar a direção, o freio e o acelerador sem a necessidade de intervenção do motorista, acompanhando o veículo da frente. Da mesma forma, o estacionamento totalmente automático vai controlar a direção, câmbio, acelerador e freio para manobrar o carro na vaga.
Eles se juntarão a outras tecnologias semiautônomas já lançadas pela Ford, como o assistente de colisão com detecção de pedestres, baseado em câmera e radar para identificar veículos e pessoas na pista, e o limitador de velocidade inteligente que evita multas por excesso de velocidade.
Veículos autônomos
A Ford continua a desenvolver um programa dedicado a veículos totalmente autônomos em Aachen, na Alemanha, em Palo Alto e Dearborn, nos EUA. O objetivo é desenvolver a direção autônoma que não exige nenhuma ação do motorista, classificada como automação de Nível 4 pela SAE Internacional. Veículos autônomos desse nível deverão ser oferecidos primeiro em climas que permitem melhor desempenho dos sensores e em áreas já mapeadas em 3D de alta resolução.