Surge no mercado uma picape compacta, que chega para concorrer diretamente com as duas opções que oferecem cabine dupla (Fiat Strada e VW Saveiro). Porém, um tanto  maior que as duas, ela lembra quando a Chevrolet inaugurou o segmento de picapes médias, quando lançou a S10 em 1995. Esta é a Renault Duster Oroch, apresentada como uma picape robusta, cabine dupla, com quatro portas, excelente espaço para cinco passageiros, caçamba generosa e com tamanho na medida certa. 
Diferente das concorrentes diretas, ela é a primeira derivada de um SUV, o Renault Duster. O modelo traz suspensão traseira multilink em todas as versões, entre-eixos maior em relação ao Duster e dirigibilidade aprimorada para oferecer uma condução precisa e segura como a de um carro de passeio, tanto com a caçamba vazia quanto carregada. A Renault Duster Oroch será vendida em três versões e com duas opções de motores, os confiáveis 1.6 16V Flex e 2.0 16V Flex que equipam o SUV Duster. 
Com quatro portas e cinco lugares, a Renault Duster Oroch oferece habitabilidade de um SUV. A picape tem 150 mm a mais no entre-eixos e 360 mm a mais no comprimento em comparação com o SUV Duster. No total, são 4.693 mm de um para-choque ao outro e 2.829 mm de entre-eixos, números que garantem espaço excelente tanto nos bancos dianteiros quanto no traseiro. Segundo a Renault, cinco passageiros viajam confortavelmente graças ao ótimo espaço para pernas e cabeças.
O interior é marcado pelo conforto, garantido por detalhes que vão desde o acabamento caprichado ao conjunto completo de equipamentos de série. Há novos estofamentos em todas as versões, assim como a opção de bancos de couro. O painel com desenho moderno tem novas cores e acabamento em Black Piano ao redor do sistema Media NAV Evolution. 
O motor 2.0 16V tem 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. A oferta de torque é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.
Já o motor 1.6 16V oferece 115 cv a 5.750 rpm com etanol e 110 cv a 5.750 rpm com gasolina. Em torque, são 15,9 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e 15,1 kgfm a 2.500 rpm com gasolina.
Há duas ofertas de câmbio. Quando equipada com o motor 1.6 16V, a picape recebe uma transmissão manual de cinco velocidades do Duster 4x2, com a quarta e quinta marchas com relações mais longas. Já a versão movida pelo 2.0 16V traz o câmbio manual de seis marchas do Duster 4x4 também com relação final encurtada, o que garante mais agilidade.