Não é de hoje que automóveis e seres humanos exibem certa semelhança. Alguns carros têm faróis inspirados em olhos (que podem revelar simpatia ou nervosismo, como as pessoas). Modelos da Alfa são caracterizados pelo "cuore" - a grade central em forma de coração. Os da BMW exibem grades divididas, com inspiração nos "pulmões" - ou rins, como preferem os alemães. E há os "musculosos", os tais "muscle cars" americanos.
Mas as semelhanças vão muito além dos aspectos estéticos - ou "físicos". Por dentro, homens e máquinas também são mais parecidos.
Carro tem "coração" (motor), que traz válvulas. Da mesma forma como o médico, o mecânico precisa conferir a pressão, não para evitar enfarte, mas para verificar se não há perda de compressão nos cilindros. "Carro também precisa de check-up", atesta o consultor técnico da Audi, Lothar Werninghaus.
"Estrabismo", por exemplo, é um sintoma comum. Para os casos de faróis desregulados, o tratamento é simples: em vez de óculos ou cirurgia, uma simples regulagem resolve.
Dificuldade para respirar? Carro também pode ter. O "nariz entupido" pode ser filtro de ar saturado, impedindo que o motor receba ar necessário.
Automóveis também passam por uma consulta inicial com o mecânico Nesse caso, a conversa pode ser uma voltinha no quarteirão, para que o paciente revele seus sintomas. Se esse exame não for conclusivo, deve-se recorrer a um check-up eletrônico mais completo.
O óleo do motor é o sangue, e uma análise dele é capaz de revelar prováveis contaminações por água ou combustível, por exemplo. Um "exame", assim, pode descobrir problema na junta de cabeçote ou má queima de combustível.
Boa alimentação é fundamental para a saúde. Combustível impuro pode levar o veículo à oficina e fazer tão mal quanto refeição estragada. Às vezes, a solução está na troca da dieta, ou do posto.