O carro elétrico foi mais do que uma realidade no Salão de Frankfurt e deixa claro que terá vários formatos, como o sedã esportivo Porsche Mission e ou o utilitário-esportivo de luxo Audi e-tron Quattro.
A produção em série desses dois modelos foi confirmada. Embora sejam de marcas diferentes, fazem parte dos planos do Grupo Volkswagen de lançar 20 carros elétricos e híbridos até o fim da década.
Se os modelos 100% elétricos estão garantidos, os híbridos terão de trazer novas tecnologias para continuar atraentes.
É o caso do Tiguan GTE, que pode rodar 52 km com um litro de combustível - entre as soluções há placas solares no teto para alimentar as baterias. Já a Mercedes apostou na aerodinâmica para melhorar a eficiência energética do IAA e prova que esse tipo de propulsão ainda vai evoluir muito.
Chegarão ao Brasil
Apesar de os jipões dominarem grande parte da feira alemã, há outros modelos que atrairamo os olhares do público. Um deles é o S4, variante esportiva do sedã Audi A4, que chegará às concessionárias do Brasil no ano que vem. A Mercedes-Benz mostrou a nova geração do Classe C Coupé e também a variante esportiva, C63 AMG. Há dois níveis de entrega de potência para o motor V8: 475 cv e 510 cv. A Porsche mostrou a reestilização do icônico 911 Carrera. Da Ferrari, a novidade é a versão conversível da 488 GTB. Já a nova geração do descolado Smart Fortwo ganhou versão conversível.