Mogi - Depois de dois anos de espera, o Bunkyo promove neste final de semana, e no próximo, o seu tradicional Festival de Outono Akimatsuri. Em sua 35ª edição, o evento tem muitas atrações e atividades para toda a família, que vão desde atrações culturais, exposição agrícola, venda de produtos e ampla praça de alimentação. O evento abre para o público às 10 horas

Seguindo todas as recomendações sanitárias que o momento ainda exige, o evento foi preparado para que a pessoa vivencie a cultura japonesa. Desde a decoração até as atrações de palco, oficinas culturais e praça de alimentação. "Nosso objetivo é oferecer uma experiência cultural com atividades que resgatam costumes e tradições japonesas", frisou o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda.

Outro ponto bastante destacado na festa é a contribuição japonesa para o desenvolvimento da agricultura na região, que ganha um pavilhão com exposição dos hortrifrutigranjeiros. "A agricultura é um motivo de orgulho para todos nós, por isso, sempre destacamos no Akimatsuri, que aliás surgiu justamente para agradecer as boas colheitas", destaca o presidente do Bunkyo.

São mais de 40 atrações nikkeis sobem no palco durante os quatro dias de atividades, com shows musicais japoneses, com instrumentos clássicos, danças típicas e apresentação de taiko, que são os tambores japoneses. São grupos que trazem um pouco da cultura de cada província do Japão. O festival também tem uma Vila Cultural com Tanabata, árvore na qual são penduradas filipetas de papel com pedidos para que sejam atendidos e o Buda para que o visitante molhe-o com água doce para que seus desejos sejam realizados. A Cerimônia do Chá é outra atração disponível.

Lanternas

A cerimônia de Tooro Nagashi é um dos pontos mais fortes no Akimatsuri, porém acontece apenas no primeiro sábado. É uma tradição japonesa de soltar lanternas feitas de isopor com uma vela dentro em uma lagoa. No Japão, isso é feito no feriado de Finados, a fim de homenagear os entes queridos. No Akimatsuri, a tradição é praticada para unir a família e despertar nas crianças sentimentos de gratidão, amor e fé. Qualquer pessoa pode participar. Cada tooro ou lanterna, é vendido a R$ 15. A quantidade é limitada e está sujeita à disponibilidade do momento. Por isso, é recomendado que os pais comprem com antecedência. O Tooro Nagashi acontecerá às 17h30 do sábado, mas o evento abre para o público, às 10 horas, já o concurso Miss Akimatsuri é um dos principais eventos do primeiro sábado. Concorrem ao título de mais bela Nikkei da região, 11 mulheres com ascendência japonesa. O concurso começa às 19h30.

Alimentação

O Akimatsuri tem uma ampla praça de alimentação, com mais de 30 boxes em que o visitante pode encontrar deliciosos pratos da culinária japonesa, dentre outros. Neste ano, a novidade é o Pastel de Belém da Quinta do Olivardo, de São Roque, eleito o melhor do Estado, em premiação realizada no Festival Gastronômico Sabor de SP, promovido em novembro do ano passado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.