A prefeita Mara Bertaiolli formalizou, nesta segunda-feira (4), a parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal para implementação do projeto "Nelson, o nenê" em Mogi das Cruzes. A solenidade, realizada no Cemforpe, marcou a abertura do "Agosto Verde", o mês da Primeira Infância. O evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial da Primeira Infância, aconteceu em dois períodos e reuniu cerca de 1.500 pessoas, entre autoridades municipais, parceiros institucionais e profissionais das áreas de Educação Infantil e Saúde.

Para a prefeita Mara Bertaiolli, a assinatura representa um marco importante para o futuro de Mogi das Cruzes. "A parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a chegada do 'Nelson, o Nenê' representam um avanço para a Primeira Infância no nosso município. Vamos fazer da nossa cidade um exemplo de cuidado, atenção e desenvolvimento desde os primeiros anos de vida. Temos profissionais comprometidos e uma rede preparada para transformar o futuro das nossas crianças, com políticas públicas concretas e intersetoriais", afirmou.

Criado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o personagem "Nelson, o Nenê" é um símbolo nacional de apoio a famílias, cuidadores e educadores. Nascido no WhatsApp e presente em diversas plataformas digitais, ele compartilha conteúdos diários sobre saúde, alimentação, aprendizagem, vínculos e bem-estar nos primeiros anos de vida. Mogi das Cruzes é a primeira cidade do país a adotar o "Nelson, o Nenê" como símbolo oficial da Primeira Infância.

"É muito emocionante ver um auditório cheio de pessoas engajadas com a Primeira Infância. Mogi das Cruzes já desenvolve projetos incríveis, e agora o 'Nelson, o Nenê' chega para somar a esse time comprometido. Que essa seja uma parceria frutífera para a cidade e para todas as crianças", afirmou Sarah Maia, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, responsável pelo projeto.

A Primeira Infância é uma das prioridades da atual gestão. Um dos avanços recentes foi o envio à Câmara Municipal do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), documento que norteará as ações voltadas às crianças pelos próximos dez anos. O projeto está em tramitação e deverá ser votado ainda neste mês, norteando políticas públicas efetivas para as crianças de zero a seis anos de idade. 

Outro destaque do evento foi a palestra da professora Vasti Marques, da Fundação Van Leer, também parceira da cidade por meio da iniciativa Urban95. A palestrante falou sobre o programa "Pé de Infância – Cria na Paz, Respira e Conta até 5", que promove uma cultura de paz e ressalta a importância da escuta e dos vínculos afetivos no desenvolvimento infantil. "Ver uma cidade que pensa a Primeira Infância com seriedade e cria políticas públicas para proteger suas crianças, renova a nossa esperança. Pensar a cidade pela perspectiva de uma criança pequena é um convite para transformar a realidade com mais cuidado, afeto e responsabilidade coletiva", declarou.

A proposta do Agosto Verde está alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal nº 13.257/2016), que orienta os municípios a planejarem políticas com base em evidências, intersetorialidade e participação social. "A primeira infância é uma janela de oportunidades que define o futuro das nossas crianças. Investir nesse período é garantir saúde, educação, proteção e vínculos afetivos desde o começo da vida. Esse é o nosso trabalho", destacou o coordenador da Primeira Infância de Mogi das Cruzes, Claudio Rodrigues.

Também participaram do evento representantes das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, a presidente do Fundo Social, Maira Cusatis, o presidente da Câmara Municipal, vereador Francimário Vieira, o Farofa, e os vereadores Milton Lins, o Bigêmos, Priscila Yagamami, Edson Santos e Osvaldo Silva.

Ao longo do mês, Mogi das Cruzes contará com uma programação diversificada dedicada à Primeira Infância. O objetivo é envolver toda a sociedade na temática e inspirar reflexões sobre a relevância dos primeiros anos de vida. A agenda inclui ações educativas nas creches municipais, nas unidades de saúde e de assistência social, além de formações específicas para servidores que atuam diretamente com as crianças. As ações podem ser acompanhadas pelo Instagram da Primeira Infância.