O Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (Deic), da capital paulista, está a frente das investigações sobre a prisão de dois homens suspeitos de fazerem parte do crime organizado. O caso ocorreu na tarde de segunda-feira passada, no Jardim Zélia, em Itaquaquecetuba. Na operação, a Polícia Civil prendeu dois indivíduos, em que um deles, de 33 anos, é acusado de ser o administrador financeiro da venda de drogas em pelo menos 47 locais espalhados pela Zona Leste de São Paulo. 
O suspeito é investigado também de cuidar dos chamados "tribunais do crime", onde facções criminosas rivais agem dentro e fora dos presídios do Estado, com direito a julgamento e condenação à morte. Segundo a polícia, o tráfico de drogas na região rende em torno de 1,3 milhão a esta facção criminosa, que estava sendo alvo de investigações desde o ano passado. 
O outro homem detido foi indiciado por associação ao crime organizado. O material apreendido durante a ação, segundo o Deic, poderá fornecer informações para o prosseguimento das investigações. (G.P.)