A base da Polícia Militar localizada na praça Padre João Álvares, no centro de Itaquaquecetuba, começou a receber os serviços de reforma ontem. O espaço foi desativado na semana passada em razão dos problemas estruturais do imóvel, a estimativa é que os trabalhos de recuperação durem, aproximadamente, 20 dias.
O comandante do 35º Batalhão, o tenente-coronel Anderson Caldeira, explicou que um dos principais problemas da construção está relacionada à infiltração na laje, que compromete a parte elétrica, tendo danificado alguns equipamentos. Entretanto, Caldeira também avalia que há outros defeitos no prédio. "Temos problemas, também, nos encanamentos e estamos com a identidade da base muito deteriorada. A identidade visual da base não estava cumprindo sua função de identificação como posto de polícia", destacou o comandante.
Caldeira contou que para ser possível realizar a reforma do espaço, recebeu o apoio de um vereador do município. "Fomos procurados pelo vereador Élio de Araujo (PT do B), sensível a questão por ser PM, junto com o empresário Emerson Rodrigues Junior, que é um dos apoiadores. A arquiteta Giovanna Dias de Campos também está envolvida com a reforma", destacou.
O tenente-coronel ainda disse que a reforma contribuirá para a melhorar a estética da praça. "O ambiente de degradação será afastado do local, fator importante para a melhoria da autoestima das pessoas da cidade que frequentam o local", avaliou.
Para o comandante a base do centro é referência de policiamento ostensivo e para não perder o padrão, decidiram reforçar o policiamento durante o período de reforma da base, que está integrado com a Guarda Civil Municipal (GCM) patrulhando a praça e a PM com carros e motos no centro da cidade.
Atendimento
O tenente-coronel informou que os moradores de Itaquá que estão procurando a unidade, localizada na praça Padre João Álvares, na região central de Itaquá, para registrar realizar denuncias ou fazer o boletim de ocorrência da Polícia Militar, serão encaminhadas para para a sede do batalhão, localizada na rua Uberaba, 83, no bairro Vila Virgínia, em Itaquá.
*Texto supervisionado pelo editor.