Na última segunda-feira, um computador instalado na base da Polícia Militar, no distrito de Brás Cubas, Mogi das Cruzes, foi furtado do local, quando não havia nenhum policial por lá. O horário em que o crime ocorreu não foi confirmado.
Para tentar recuperar o equipamento, a Polícia Militar patrulhou alguns pontos da cidade, inclusive na Vila Nova Estação, local para onde, possivelmente, o computador teria sido levado. A tentativa de recuperar o equipamento deu resultado. Na manhã de ontem, a PM conseguiu reavê-lo, pois encontrou o objeto abandonado nas proximidades da 2ª Companhia da corporação, em Jundiapeba.
Apuração feita pela reportagem com fontes que preferiram não se identificar, confirmou o crime. O autor da ação seria um menor de idade, que faz uso de crack. A princípio, ele teria furtado o aparelho para tentar vendê-lo ou trocar por drogas. Ainda segundo informação apurada pelo Dat, o adolescente teria arrombado a janela para entrar na base vazia de Brás Cubas.
Apesar de o computador ter sido recuperado, não existe a confirmação de que o jovem que cometeu o furto foi apreendido. O retorno do objeto à base do distrito ocorreu com a ajuda da população.
A base da PM, em Brás Cubas, já foi alvo de críticas por parte da população, por ficar alguns períodos sem policiais. Na ocasião, o 17º Batalhão da PM revelou que o local não fica vazio por muito tempo; o que acontece é que, de noite, os policiais fazem rondas pelo distrito. (F.M.)