A operação Direção Segura, organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) nas avenidas Francisco Rodrigues Filho e Narciso Yague Guimarães, deteve oito motoristas entre a noite de segunda-feira e a madrugada de ontem em Mogi das Cruzes. No total, 157 pessoas fizeram o teste do bafômetro durante as blitzes. O projeto visa a prevenção e redução de acidentes causados pelo consumo de bebida alcoólica.
Em nota, o Detran explicou que, além da multa, alguns condutores deverão responder criminalmente. "Do total, oito condutores foram autuados por embriaguez ao volante e terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e responder a processo administrativo junto ao Detran-SP pela suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Quatro desses motoristas, além das penalidades acima, responderão na Justiça por crime de trânsito".
O órgão revelou que, devido a uma dosagem maior comparada nos testes, esses motoristas responderão pelo crime de trânsito. "Eles apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste. Se condenados poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como "tolerância zero". (F.M.)