Após uma espera de cinco anos, julho de 2015 marcou a chegada na Europa do mais aguardado hot hatch do planeta, o Honda Civic Type R. Descrito como um "carro de corrida para as ruas", o modelo é movido pelo motor mais extremo e de mais alto desempenho já produzido para um Type R, e estabelecerá novos padrões para o segmento hatch de alta performance com tração dianteira.
 No coração do Civic Type R está o novo motor a gasolina VTEC Turbo 2.0 de injeção direta, que entrega potência, torque e desempenho em números sem iguais no segmento hot hatch com tração dianteira. O pico de potência é de 310 cv a 6.500 rpm e o torque máximo é de 400 Nm entre 2.500 e 4.500 rpm - ambos mais altos do que os de qualquer outro modelo Honda Type R. Na dianteira, acompanhando a extremidade inferior de cada conjunto ótico, há uma luz de navegação diurna em LED. Sua aparência "invocada", proporcionada pela utilização de duas fontes de luz em LED e uma luz guia, destaca o formato dos faróis e cria uma máscara dianteira, reforçando a esportividade.
Novas rodas de liga leve de alta rigidez de 19 polegadas, exclusivas do Type R, complementam as mudanças visuais. Elas preenchem os ampliados arcos das rodas com pneus 235/35R19 desenvolvidos especialmente para o modelo em conjunto com a Continental.
O novo Civic Type R está disponível em cinco cores distintas que conferem ao novo e arrojado estilo um maior impacto visual. Além da Championship White - compartilhada com sucessivas gerações dos icônicos modelos Type R - os consumidores podem escolher entre as cores Crystal Black (perolizada), Polished Metal (metálica), Brilliant Sporty Blue (metálica) e Milano Red.
No interior, uma série de melhorias estéticas e funcionais, projetadas exclusivamente para o novo Type R, resultam em um cockpit voltado tanto para a pilotagem nas pistas como para uma direção mais esportiva no dia a dia. Os bancos, o volante e a manopla da alavanca do câmbio são exclusivos e levam em conta a posição de direção, a visualização de informações importantes e as condições necessárias para o controle do veículo pelo motorista.