No final da tarde de anteontem, investigadores do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) de Mogi das Cruzes libertaram duas vítimas de roubo de veículos, que eram mantidas em cativeiro em um imóvel em Guarulhos, na divisa com Itaquá. Segundo a Polícia Civil, um motorista conseguiu escapar do cárcere e avisar a empresa para a qual trabalha, que acionou o grupo especializado, uma vez que o assalto aconteceu na rodovia Ayrton Senna (SP-70), perto do Parque Ecológico do Tietê, em Itaquá. Ao chegarem no endereço indicado na Vila Any, em Guarulhos, os investigadores encontraram as vítimas sequestradas (uma dentro e outra fora da casa). No entanto, ninguém foi preso, pois, conforme os policiais, na hora em que "estouraram" o cativeiro não havia nenhum criminoso "tomando conta" do motorista que ainda estava refém.
De acordo com o delegado do Garra, Fabrício Intelizano, as vítimas foram abordadas no mesmo local de Itaquá, com o mesmo "modus operandi" (modo de operação), porém, em horários distintos e cada qual conduzindo seus veículos. Conforme ele, a maneira que os bandidos abordaram os dois motoristas das vans Sprinter foi semelhante à que a polícia tem verificado com as quadrilhas que têm agido na região e que foram presas, recentemente, pelo Núcleo de Combate ao Roubo de Cargas criado pela Delegacia Seccional de Mogi. "Eles aproveitam o trânsito para emparelhar o veículo com o das vítimas, sejam vans ou caminhões, informam que o pneu está furado e, mais à frente, quando os motoristas param para verificar, surge outro automóvel e anuncia o assalto, colocando os reféns no carro deles e levando os das vítimas, sempre interessados no veículo ou na carga", descreveu Intelizano.
O delegado e os investigadores, distribuídos em três viaturas, conseguiram localizar as duas vans Sprinter nos arredores e vistoriaram o cativeiro, que possuía dois cômodos e tinha apenas um colchão velho no chão, onde ficavam as vítimas (assista ao vídeo no www.portalnews.com.br). Já as investigações sobre a quadrilha deverão prosseguir por Guarulhos.