Duzentos quilos de drogas. Este foi o saldo do que foi apreendido ontem pela Polícia Militar da região, em Itaquaquecetuba, e pela Polícia Civil da capital, em Ferraz de Vasconcelos.
Por volta da 1 hora da madrugada, policiais militares do 35º Batalhão de Itaquá patrulhavam a rua Araçaí, no Jardim Fiorelo, quando viram um homem sair de uma construção e tentar fugir ao avistar a viatura. Ao ser abordado, o suspeito de 41 anos afirmou que os 70 invólucros plásticos contendo maconha eram dele, porque ele era o "vapor" (gíria que designa o pequeno vendedor de drogas). No entanto, ele teria dito que "o que havia no quartinho" não era dele. Os PMs pediram apoio aos demais colegas da corporação e as equipes passaram a revistar o cômodo, que estava com a porta entreaberta. Lá, encontraram quatro balanças de precisão, dois liquidificadores, facas, sacos com diversas cápsulas geralmente usadas para acondicionar entorpecentes (conhecidas como eppendorfs ou pinos), embalagens com pó e pedras de crack, várias "buchas" de maconha e mais de 80 tijolos de maconha e cocaína prensados.
A Polícia Militar obteve informações sobre onde estariam os "gerentes" do tráfico e foi até os endereços fornecidos. Em um dos imóveis, o suspeito fugiu, mas, em outro, um casal foi localizado. O homem, 33, teria confessado ser o gerente do "chá" (maconha). Mais drogas foram apreendidas com o segundo acusado detido, sendo que a mulher foi liberada e os entorpecentes encaminhados para a perícia. Em seguida, os policiais foram em busca do gerente da "química" (cocaína). Porém, não o acharam.
Investigação
Em Ferraz de Vasconcelos, na tarde de ontem, a Polícia Civil de São Paulo localizou um laboratório de drogas e também apreendeu 100 quilos de entorpecentes. Uma mulher foi presa em flagrante no local, cujo bairro não foi informado. Após cerca de uma semana de investigações, os policiais do 95º Distrito Policial da capital levantaram informações de que drogas distribuídas em uma comunidade de Heliópolis, na zona sul, vinham de um laboratório em Ferraz. No lugar identificado, a equipe encontrou cerca de 60 quilos de haxixe e 40 de maconha. As investigações prosseguem e as drogas, após pesadas e periciadas, serão encaminhadas para incineração no prazo determinado oficialmente.