A visão dos animais é crucial para o seu bem-estar e qualidade de vida. A oftalmologia veterinária muitas vezes passa despercebida pelos tutores, que nem sempre reconhecem a importância de um acompanhamento oftalmológico regular para seus companheiros de estimação. Um profissional especializado pode identificar precocemente problemas visuais e oferecer tratamentos específicos, contribuindo para a preservação da visão do animal. A conscientização sobre essa especialidade é fundamental para garantir uma saúde ocular adequada aos companheiros de quatro patas.

A médica veterinária Ana Claudia Voges, que é especializada em oftalmologia veterinária pela Faculdade Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais), explica sobre a importância desse acompanhamento. "É interessante passar em especialistas, porque a clínica veterinária tem tanta áreas que muitas vezes é difícil saber de tudo. Por isso temos os especialistas para ajudar o clínico no diagnóstico, compondo em um tratamento mais preciso e aliviando a dor daqueles que sofrem em silêncio, que os animais.", explica Ana Claudia.

Ela ainda salienta sobre as doenças oculares mais comuns nos cachorros braquicefálicos, que são aqueles conhecidos como "focinho achatado", sendo as úlceras de córnea, glaucoma e catarata, e relata que a prevenção para essas doenças é o acompanhamento constante. Pelo menos uma vez ao ano os animais devem passar por um oftalmologista, assim como os seres humanos fazem, para garantir a saúde dos olhos. 

Ana Claudia alerta para no momento que o tutor notar a presença de qualquer alteração nos olhos dos animais, como secreção exagerada, olho vermelho, piscar mais do que deve e mudança da coloração dos olhos, ele procurar imediatamente um oftalmologista. "O olho é uma estrutura nobre e ele não dá muitas chances.  Normalmente temos que acertar logo de primeira o tratamento porque o tempo é crucial. Quanto mais tempo demoramos para resolver um doença oftalmológica piora o prognóstico e muitas vezes se torna impossível de corrigir."

Cirurgia

A diretora de planejamento estratégico Sandra Curcio conta como conheceu a área de oftalmologia para animais quando sua cachorra Meg, de quatro anos, apresentou um pequeno caroço na parte de baixo do olho direito. A tutora foi acompanhando o crescimento e levou o animal em um veterinário, onde o profissional afirmou ser uma inflamação e indicou um colírio, mas o problema continuou. "Procuramos por uma segunda opinião e esse veterinário disse que era caso de um especialista em olhos, que foi onde descobri sobre essa especialidade e conheci a doutora Ana Claudia. Ela me disse que era um tumor, que corria o risco de interferir na visão e riscar a retina. Fizeram o pré-operatório da Meg e em seguida a cirurgia."

Sandra ressalta que, assim como ela, muitas pessoas não devem conhecer essa especialidade e fala da sua experiência com a médica Ana Cláudia. "Não devemos levar nossos animais em qualquer lugar e sempre dar a medicação correta para eles. A doutora foi prestativa e tirou minhas dúvidas mesmo aos finais de semana, o que nos deixou mais tranquilos", finalizou.


*Texto supervisionado pelo editor. 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98