O sargento reformado da Polícia Militar, Luciano Cassola de Almeida, criou a Associação dos Veteranos Unidos Militares Paulista (Avump). Almeida explicou que a entidade, sem fins lucrativos, tem como objetivo proporcionar qualidade de vida aos veteranos que, durante longos anos, dedicaram-se à carreira.
De acordo com o sargento Ramiro, que também faz parte da diretoria da entidade, a ideia surgiu depois que o idealizador, o sargento Almeida, se aposentou. A partir disso, ele sentiu a necessidade da criação de um grupo no aplicativo Whatsapp, a fim de reencontrar e unir os amigos, também reformados, para contatos frequentes através da mídia, porém, as solicitações para adicionar contatos foram tantas, que surgiu a necessidade da criação da Avump, cujos membros adicionados inicialmente são policiais militares reformados que atuaram no Alto Tietê.
Com o objetivo de proporcionar qualidade de vida aos veteranos, que durante longos anos se dedicaram a combater a criminalidade, atuando em diversos setores da PM, hoje o número de membros da Avump vem aumentando, acentuadamente, dia após dia, o que tem ocasionado a criação de outros grupos para as regiões do Vale do Paraíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, litoral norte e sul e interior de São Paulo.
"A proposta do grupo é localizar os policias veteranos que se encontram afastados do convívio social e promover visitas e atendimentos no domicílio dos associados, além de visitas em hospitais e asilos, entre outros", explica um dos diretores da entidade.
Além disso, a entidade auxilia o cônjuge, quando necessário, como em caso de falecimento do marido ou esposa. Também oferece palestras e reuniões de autoestima e interatividade. "Nosso objetivo é exclusivamente apoiar e solidarizar-se com os PMs, em prol da população paulista", finaliza Ramiro. *Texto sob supervisão do editor.