Os policiais militares em serviço já podem utilizar camiseta para escapar do calor excessivo neste verão. A medida, que é válida em todo o Estado de São Paulo, entrou em vigor no último dia 30 de dezembro. Com as altas temperaturas que vêm sendo registradas nos últimos dias, não será difícil encontrar os profissionais nas ruas trajados sem suas tradicionais vestimentas.
De acordo com o comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPA/M - 12), coronel Mauro Lopes, a decisão de modificar o uso do uniforme operacional durante este período tem por objetivo "valorizar os policiais oferecendo a eles um conforto melhor durante o turno de trabalho". "Nestes dias mais quentes o policial militar passa a ter a possibilidade de sobrepor à camiseta apenas o colete de proteção balística e abrir mão de usar a tradicional camisa do uniforme. Isso acaba melhorando seu conforto e, consequentemente, o seu desempenho durante o policiamento", disse.
A medida, no entanto, valerá apenas para os dias mais quentes, em que a temperatura atinja ou ultrapasse os 30º C. "Caberá ao comando que estiver na rua decidir se os policiais vão utilizar apenas a camiseta ou não. É importante lembrar que, no mais, o uniforme continua sendo o mesmo", comentou. Pelas ruas da região já é possível encontrar vários PMs com camisetas.
Outras profissões
Se por um lado, a exemplo do que foi feito pela Polícia Militar, muitas empresas acabam permitindo que seus funcionários utilizem roupas mais adequadas para o verão, por outro ainda há profissões em que o uso de paletó e graveta continua sendo regra mesmo em dias mais quentes.
O advogado Evilásio de Souza Camargo, por exemplo, conta que escapar do calor excessivo não tem sido tarefa fácil, principalmente nos últimos dias. "Eu procuro utilizar blazers mais leves e camisas de tecido mais fino. Mas quando estou na rua, geralmente estou só de camisa. Deixo o blazer só para a hora da audiência, quando não dá mesmo para ficar sem", contou.
Situação parecida é vivenciada pelo bancário Edmael Silva, de 26 anos. "A salvação é o ar condicionado, seja no trabalho ou no carro. Caso contrário é difícil suportar o calor. Mesmo tirando o paletó, a roupa social é bastante quente", frisou.