O hospital público estadual que está sendo construído em Suzano, na área do Hospital Auxiliar das Clínicas, será concluído e equipado no primeiro semestre de 2016. O novo atraso na entrega do prédio, já cogitado em maio pelo secretário de Saúde do Estado, David Uip, foi confirmado ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele também afirmou que, como médico, não aprova a abertura da unidade para a população no sistema de “portas abertas”, mas afirmou que discutirá o assunto com a Prefeitura de Suzano.

“Você tem um hospital para média e alta complexidade, como será o de Suzano, para casos mais graves e deixa ele de porta aberta, vai virar pronto-socorro, porque todo mundo vai lá. Dessa forma, os casos mais graves serão prejudicados. O sistema de Saúde precisa ter uma hierarquização e por isso eu, como médico, não recomendo que seja portas abertas. A experiência mostra que o problema de hospital aberto é se tornar um grande PS”, justificou o governador durante entrevista concedida ontem, em Salesópolis.

Segundo Alckmin, Suzano já conta com um hospital de retaguarda para pacientes crônicos que não podem ir para casa, que é o HC. “Estamos fazendo outro hospital para atender a cidade e a região com internação e atendimento de média e alta complexidade. Então Suzano terá as duas coisas. De qualquer forma, o assunto ainda será discutido entre a secretarias estadual e municipal de Saúde”, completou. (C.M.)