O governador Geraldo Alckmin (PSDB) prevê para 2016 a abertura de novas licitações para as obras de conclusão da avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una, em Suzano, e de duplicação da rodovia Mogi-Dutra (SP-88), no trecho compreendido entre Arujá e Mogi das Cruzes.
Porém, a retomada das concorrências, que foram revogadas nesta semana, depende da situação financeira do País no próximo ano e por isso o tucano sequer estimou um mês ou semestre para que sejam feitos os novos certames.
Alckmin reconheceu que a falta de verba impediu que as obras tivessem início nos dois municípios e afirmou que o governo do Estado priorizou a continuidade de projetos que já estavam sendo executados, para que nenhum fosse paralisado.
"Nós tivemos uma queda de arrecadação muito grande, muito expressiva. Falei com o ministro Joaquim Levy (Fazenda) hoje e não saiu nenhum financiamento federal. Nós temos capacidade de endividamento, mas nesse ano inteiro não saiu nada".
Apesar da ausência de recursos e de prazo para a retomada da licitação, o governador afirmou que as obras na Marginal do Una e na Mogi-Dutra são consideradas prioritárias.
"Teremos que relicitar as duas obras porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE), corretamente, disse que não se pode apresentar a mesma licitação um ano e meio depois. Vamos avaliar o começo do ano de 2016 para reabrir. Estou mais otimista que no meio do ano a economia brasileira comece a se recuperar", completou Alckmin.
Histórico
A primeira fase da obra da Marginal do Una foi iniciada nos anos 2000. A pista que segue sentido centro foi liberada, já a sentido bairro não foi terminada.
O ex-prefeito Marcelo Candido não conseguiu a retomada dos trabalhos entre 2005 e 2012. Assim que assumiu em 2013, Tokuzumi afirmou que conseguiria com o governo do Estado a conclusão da via. Em 2014 o governador esteve em Suzano para lançar a licitação da obra. Na última quarta-feira, o governo do Estado revogou o certame, alegando que os valores definidos no edital precisavam ser revistos e atualizados.
Já a obra de duplicação da rodovia Mogi-Dutra é uma reivindicação antiga do Alto Tietê, que vem desde o mandato do governador José Serra (PSDB). Após o anúncio da abertura da licitação para a execução da obra, vários prazos para início e entrega da mesma foram estipulados, no entanto, até o momento, a melhoria não saiu do papel.