Sobre o editorial (Sem) Educação, publicado na quarta-feira (23), a Secretaria da Educação do Estado lamenta que a reportagem desinforme o leitor com números equivocados em relação à rede estadual.
Primeiramente, é importante informar que a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é aplicada a estudantes do 3º ano do ensino fundamental, não do médio como menciona o editorial.
Além disso, a Pasta esclarece que existe diferença entre as redes estadual e municipal, que é de responsabilidade da prefeitura de cada região. Os números que a Secretaria enviou são referentes ao desempenho dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental matriculados na rede estadual das diretorias regionais de ensino de Suzano e Mogi das Cruzes. Na região de Suzano, em escrita, por exemplo, 88,05% dos alunos estão no nível avançado. Já em leitura, 88,13% estão nos melhores patamares. Quando a disciplina em análise é Matemática, os alunos que alcançaram a maior marca representam 60,25%. Em Mogi, 85,56% dos estudantes estão no nível avançado em escrita, 88,25% em leitura, e 61,11% em matemática.
Causa estranheza que o jornal publique no mesmo dia a matéria "8 em cada 10 alunos sabem ler e escrever" e um editorial afirmando que "a cada dez alunos, oito conseguem avançar as séries sem ter condições de interpretar um texto ou fazer uma conta simples".
Por fim, a equipe da Secretaria permanece à disposição da reportagem para auxiliar na interpretação de dados e dos critérios que possibilitam diferentes recortes para cada rede de ensino.