Nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, celebramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Em nossas redes sociais, destaque para o vídeo gravado pelo médico oncologista Rafael Zapata, do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, alertando para importância do diagnóstico precoce por meio de exames periódicos e também de mudanças no estilo de vida, melhorando a alimentação e incluindo atividades físicas na rotina. A prevenção é sempre o melhor e mais barato dos remédios.
Destaque também nesta semana para o importante projeto do governo do Estado que leva Carretas da Mamografia para diversas cidades, atendendo neste mês na região, Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes. Um trabalho fundamental sem necessidade de agendamento prévio, que pode ser o grande diferencial para a qualidade de vida de tantas mulheres, com o diagnóstico precoce que aumenta consideravelmente as chances de cura.
Da mesma forma, acompanhamos os investimentos na promoção da saúde na região, com a reforma de unidades de saúde e implantação de novos equipamentos que vão incentivar o autocuidado ao longo da vida, desde a primeira infância. Mogi, por exemplo, anunciou uma unidade de maior porte no distrito de Cezar de Souza, com um valor recebido do Legislativo, além de planejar a implantação de um Centro de Saúde na região central e um novo Pronto Socorro, que deve ser construído pelo Estado na área do Hospital Luzia de Pinho Melo.
Outras cidades também avançam como Arujá e Guararema, com obras avançadas para em breve inaugurarem seus próprios hospitais municipais. Os investimentos também se consolidam em Suzano, com o Hospital Regional do Alto Tietê se preparando para oferecer o serviço de hemodiálise. Estes são só alguns exemplos do crescimento do setor na região, e claro que os desafios ainda existem e precisam de um olhar atento dos gestores.
Vale ressaltar ainda quando o assunto é prevenção e promoção da saúde, a importância das vacinas para que doenças como sarampo permaneçam erradicadas e reduzindo os riscos de outros males que ainda rondam o nosso cotidiano, especialmente relacionados à saúde de crianças.
É preciso reconhecer o quanto temos avançado na promoção da saúde, buscando a prevenção para as mais diversas doenças, especialmente o câncer, que, segundo o especialista, deve se tornar a principal causa de morte nos próximos anos. Todo o investimento é bem-vindo para superarmos os muitos desafios da saúde a cada dia.