O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) tem registrado importantes conquistas de forma conjunta para os municípios da região nos mais diferentes setores. Nos trabalhos para buscar soluções para as enchentes e alagamentos que afligem as cidades, especialmente Suzano, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba, os trabalhos têm avançado, com destaque para o Plano Regional de Drenagem que está sendo elaborado, um dos temas da edição digital de hoje (8). 

O impacto das chuvas, chegando cada vez com maior intensidade com as mudanças climáticas, são um problema antigo não só no Alto Tietê, porém é importante que o problema seja tratado de forma regional para que a solução encontrada por uma cidade não afete a outra, e que o resultado conquistado com o plano seja permanente, beneficiando a população de forma geral. 

Sempre destacamos neste espaço como é fundamental a união de esforços, e o Condemat+ é um importante exemplo disso. O consórcio que já teve à frente prefeitos como Rodrigo Ashiuchi, que governou Suzano por oito anos, e recentemente de Eduardo Boigues, hoje em seu segundo mandato em Itaquá, e neste ano, sob o comando de Luís Camargo, também reeleito em Arujá. Os dois últimos aliás, são campeões de voto em suas cidades. 

Importante a alternância entre as cidades, e principalmente o trabalho desenvolvido pelos Grupos de Trabalho, que reúnem especialistas de variados temas das mais diferentes cidades, também buscando soluções regionais para demandas por vezes antigas, mas também de olho no futuro, atentos aos avanços tecnológicos e ao dinamismo que marca hoje a gestão pública. 

Vale ressaltar a articulação com o governo do Estado, tanto que o próprio governador Tarcísio de Freitas, aproveitando uma agenda de compromissos na região em janeiro, esteve na posse da nova diretoria, que hoje além de Camargo, tem como vice-presidente, o prefeito de Suzano, Pedro Ishi. Não é raro também a presença de secretários estaduais e representantes de órgãos, inclusive do governo federal. Essa proximidade mostra a força da região e da união de esforços, tanto que o Consórcio ultrapassou as fronteiras do Alto Tietê e hoje engloba também outras cidades próximas. Vida longa ao Condemat+!