Está chegando a hora de um dos períodos mais aguardados por grande parte da população, seja para aproveitar os dias de descanso ou cair na folia. O Carnaval na verdade já começou com muito eventos no final de semana passado já levando a animação para as ruas, de cidades como Guararema, e ainda para o tradicional distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes.
Sabaúna aliás é um dos destaques da edição digital de hoje, com seu carnaval de rua que vem ganhando cada vez mais espaço, uma vez que a cidade não conta mais com o desfile das escolas de samba. Ainda em Mogi muitos devem deixar a cidade neste período, com a previsão de mais de 10 mil passageiros passando pelo Terminal Rodoviário.
Mais que a folia em si, o divertimento para milhares de pessoas, o Carnaval é uma expressão cultural brasileira das mais antigas e tradicionais. Escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, atravessam décadas e décadas, com enredos que geralmente trazem luz sobre personagens e momentos esquecidas da história nacional, movimentando suas comunidades, trabalhando também projetos sociais, e atraindo turistas para o país.
Mais que cultura, estamos falando também de economia criativa, termo que ganhou força nos últimos anos, destacando o trabalho de verdadeiros artistas que transformam enredos em alegorias que encantam e surpreendem. Uma economia que movimenta milhões e milhões pelo país.
Trazendo um recorte mais regional, vale destaca Guararema que já na semana passada iniciou seu pré-carnaval levando milhares de pessoas às ruas, grande parte provavelmente formada por turistas da região e de outras localidades, que também movimentam a economia local. Em Ferraz de Vasconcelos, as escolas de samba vêm com força total, resgatando uma tradição da cidade e também da região.
Claro que temos muitas áreas prioritárias, como saúde e segurança, que requerem investimentos contínuos, mas também a cultura merece um olhar atento, ressaltando a identidade de cada cidade e também sendo atrativo turístico para crescimento dos mais diferentes setores da economia.