Mais do que um segmento de grande potencial para a economia, os animais de estimação cada vez mais vão ganhando espaço nas famílias, e se tornando grandes companheiros para pessoas de todas as idades, que vivem sozinhas ou não. Nas edições digitais de domingo, mantemos uma página especial voltadas para assuntos do setor, que se reveza semanalmente com temas de Saúde, da Maturidade e de Negócios.
Nesta semana, trazemos um estudo interessante desenvolvido por uma pesquisadora do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP), a especialista em psicologia experimental e etologista Mariana Hess. A etiologia estuda causas ou origens de uma doença ou condição. Neste caso, o trabalho dela aponta que pessoas e seus pets compartilham traços de personalidade e até hábitos de saúde semelhantes.
São dados interessantes, que pareciam senso comum, e agora são comprovados cientificamente. E cabe um alerta da especialista, nem sempre essas semelhanças entre tutores e cães, foco do estudo, são positivas. Um apego exagerado pelo animal também pode resultar, segundo ela, em um maior nível ansiedade, estresse e depressão, porém, de forma equilibrada, pode ser um apego seguro, favorecendo outras relações.
Vale destacar também a importância de adoções cada vez mais responsáveis, com base quem sabe em estudos como esse, conhecendo seu temperamento e como ele se liga a um animal. Na região, temos com frequência ações para doação, e uma delas é o Baby, Me Leva!, da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano. Em parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores independentes, que elaboraram um termo de responsabilidade para os tutores, os eventos acontecem geralmente a cada semana e também é possível fazer o processo online pelo link https://baby-me-leva.suzano.sp.gov.br/ . Somente neste ano quase 500 animais já foram adotados.
Cuidar de um animal é um compromisso muito sério, e eles acabam estabelecendo uma relação única com seus tutores. É preciso responsabilidade e amor para que todos sejam beneficiados, o animal com um novo lar, e o tutor com um novo membro da família.