O verão se aproxima e as chuvas prometem ser mais intensas do que em anos anteriores. As enchentes e alagamentos trazem muitos prejuízos, sem falar das áreas de risco, onde podem ocorrer deslizamentos e desabamentos, causando não apenas perdas financeiras, mas principalmente aumentando o risco de mortes.
As Prefeituras têm se mobilizado em uma série de ações preventivas, como a limpeza de rios e córregos. Na edição digital de hoje destacamos o início dos trabalhos de limpeza do piscinão da Vila Romana, em Poá, e outras ações para o enfrentamento do período de chuvas. Ao longo dos anos, a cidade foi uma das mais prejudicadas pelos alagamentos, situação que pode ser transformada com a intervenção preventiva da Prefeitura.
O período também é marcado pelo início do Plano Verão, uma iniciativa que reúne diversos órgãos, não apenas municipais, mas também estaduais, para que a resposta às emergências que surgirem seja a mais rápida possível. São ações extremamente importante para mudar o cenário da região com as chuvas de verão. No início deste ano, algumas cidades decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas, inclusive com famílias desalojadas.
Vale ressaltar também o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Suzano por meio dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), fortalecendo a rede comunitária de prevenção a riscos e emergências na cidade. Os participantes conhecem técnicas de prevenção, protocolos de segurança e procedimentos para agir de forma segura até a chegada das equipes especializadas.
Com ações como estas, salientamos que a prevenção é sempre o melhor caminho para evitar possíveis tragédias, provocadas pelas mudanças climáticas, tendo não apenas os órgãos responsáveis preparados, como também a população.
Em tempos de chuvas cada vez mais intensas, é preciso que todos atuem em conjunto para o enfrentamento do problema e que seja possível encontrar as melhores soluções, tanto pontuais, como de médio e longo prazo, investimento no desenvolvimento sustentável das cidades.