Um problema dos últimos anos tem sido a baixa adesão à vacinação de forma geral, especialmente de crianças que têm garantidos no Sistema Único de Saúde uma série de imunizantes nos primeiros anos de vida para a prevenção de doenças já erradicadas como o sarampo e poliomielite. A baixa adesão, porém, traz de volta o risco que as enfermidades voltem a ocorrer, sem a devida proteção recebida na infância.
Na edição digital de hoje destacamos a queda na vacinação contra a Covid-19, embora venha ocorrendo aumento da procura entre pessoas idosas, aproveitando o momento de aplicação contra a influenza. A pandemia, assim como outras doenças, parece hoje algo distante de nossa realidade, mas a proteção ainda é fundamental, e foi o que garantiu que mais vidas fossem perdidas, assim como a retomada das atividades depois de um longo período de isolamento e distanciamento social, com benefícios também para a economia.
Um dos fatores tem sido as notícias falsas, que colocam em dúvida o trabalho científico realizado por experientes pesquisadores, não apenas internacionais, como do próprio Brasil, como o Instituto Butantan, uma referência na área. É preciso valorizar e reconhecer a atuação dos cientistas brasileiros e de fora do país que se superam a cada dia para contribuir com a saúde. No caso do Brasil, muitas vezes sem acesso aos recursos necessários, equilibrando despesas para levar suas pesquisas adiante.
Especialistas do poder público, atuantes em instituições de ensino e saúde reconhecidas, vivem desmentindo os boatos que vão surgindo, são profissionais com anos de experiência explicando os muitos benefícios da imunização desde a infância e para todas as faixas etárias, inclusive as pessoas idosas, seja contra a gripe ou contra a Covid-19.
Vale ressaltar ainda que como sempre frisamos neste espaço, a vacina é uma decisão individual, mas que tem impacto decisivo no coletivo. É importante que seja uma decisão compartilhada por todos em prol da imunização para garantir a segurança de muitos. Que cada um faça sua parte pelo bem de todos.