Agosto começa hoje e uma das preocupações neste período mais seco do ano, com baixa umidade e praticamente a ausência de chuvas, são as queimadas. Tanto que a Defesa Civil está mobilizada nas cidades da região, com o apoio do Governo do Estado, para o combate a possíveis focos de incêndios, como destacamos na edição digital de hoje.
Os números vêm caindo, conforme levantamento obtido junto ao Corpo de Bombeiros, porém, o cuidado é permanente e deve ser redobrado neste período. A Defesa Civil do Estado alerta ainda para evitar qualquer tipo de atividade que possa provocar fogo, como queima de lixo, uso de fogo para limpeza de terrenos ou bitucas de cigarro jogadas em áreas de vegetação.
As Prefeituras se mobilizam e também cabe a população fazer sua parte na prevenção aos focos de incêndio, que podem trazer sérios prejuízos ao meio ambiente, além de, principalmente, colocar em risco a vida de pessoas e animais.
Um trabalho interessante vem sendo desenvolvido em Suzano, com o Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), que tem formado moradores para identificar, prevenir e agir em situações de emergência, incluindo incêndios. Um trabalho que deveria ser multiplicado e estendido para outras cidades da região. É fundamental que todos estejam preparados, ainda mais diante das mudanças climáticas, com alterações cada vez mais intensas no clima das cidades.
O Estado conta também com a Operação SP Sem Fogo, criada em 2023, que aparelhou municípios com kits de combate a incêndios e também com veículos onde a prioridade é maior. O foco também está na capacitação dos agentes municipais e de melhorias da infraestrutura, com a utilização agora de aeronaves para o monitoramento e caminhões-pipa quando necessário.
O esforço conjunto sempre faz a diferença no desenvolvimento de ações que beneficiam a todos, de forma individual e coletiva. Quanto mais estivermos preparados e devidamente informados, melhor saberemos como agir diante das emergências climáticas, contribuindo para os projetos e ações do poder público.