Apresentando o concerto 'O Grande Baile', a orquestra Freedom Big Band será o destaque desta quinta-feira (31) no 16º Festival de Inverno de Mogi das Cruzes.  O concerto resgata o repertório da histórica Orquestra Tabajara, fundada por Severino Araújo (1917-2012), em uma homenagem ao músico e aos antigos festejos. As músicas seguem os arranjos do LP 12 Chorinhos de Severino Araújo, lançado em 1960.  O evento gratuito será no Theatro Vasques, no Centro, a partir das 20h. Como os lugares são limitados, é necessário retirar os ingressos antes pelo link bit.ly/festival-inverno-concertomusicacamara.

A Freedon Big Band tem 12 anos e é composta por 18 experientes músicos da cena paulistana. Além de bateria, baixo, piano e guitarra, é formada por seção de sopros (saxofones, trombones e trompetes). Alguns dos membros têm em seu histórico o fato de terem feito parte da consagrada Orquestra Jovem Tom Jobim, mais conhecida como Jazzinha e dirigida pelo maestro Roberto Sion. 

Na formação estão saxofone (Anderson Quevedo, Walter Pinheiro, Daniel Filho, Vagner Luiz e Pedro Victor Almeida); trombone (Evandro Bezerra, Samuel Marques, Gabriel Bispo e Fábio Viana); trompete (Wesley Gonzaga (Pimbo), Claudemir Alves, Wellington Garcia e Anízio Neto); bateria (Caio Milan); percussão (Fernando Miranda); piano (André Repizo); guitarra (Igor Brasil) e baixo (Fábio Martinez).

A Tabajara teve 70 anos de atuação no Brasil e foi comandada durante anos pelo clarinetista pernambucano Severino Araújo, que nasceu em 1917 e morreu em 2012, aos 95 anos, no Rio de Janeiro. Neste período, se tornou uma das principais orquestras do país e além de shows solo, acompanhou importantes nomes do rádio como Francisco Alves, Orlando Silva e Ciro Monteiro. Aos seus shows, bailes e festas de carnavais concorria sempre numeroso público. 

Para homenagear e resgatar essa relevante história de sucesso que foi "Tabajara/Severino", o violonista e regente paulista Paulo Serau transcreveu os arranjos do LP 12 Chorinhos de Severino Araújo. Como a formação da Freedom é um pouco maior que a da orquestra carioca, Serau adaptou os arranjos originais, que soam muito bem no palco. Para completar a magia a Big Band paulista conta com três grandes solistas: o saxofonista Teco Cardoso, referência e que há décadas integra o grupo Pau Brasil; o clarinetista Caetano Brasil e o percussionista Vinicius Barros.

Os integrantes da Freedom Big Band explicam o evento: "Com este evento, queremos trazer à luz a formação tão comum no século passado, circular por 10 cidades do interior e que hoje é praticamente ouvida apenas em LPs antigos. Dessa forma unir gerações, saudosos do repertório 'inesquecível', e os atuais, carentes de um tipo de genuinamente brasileira."

Freedom Big Band

A Freedom tem 18 instrumentistas, a maioria nascida e/ou criada em regiões periféricas da cidade de São Paulo e com carreiras impulsionadas por projetos sociais. Presta essa homenagem mas também tem trabalho próprio. Em 2017, lançou o 1º CD, Semana de ARTE MODERNA, com a proposta de musicar quadros, esculturas e poemas, da Semana de 22 (1922), o início do Modernismo no Brasil.

Com cinco faixas, o segundo CD, Outros Carnavais (2025) foi gravado pela orquestra paulistana com a intenção de, através da música, expor as cores e os contrastes que moldam a identidade nacional em repertório inspirado pelo espírito do Modernismo e, em especial, pela obra de Di Cavalcanti.

No repertório da atual apresentação, músicas de Severino, com parceiros, como Um chorinho pra clarinete; Mirando-te; Oh, clarinete gostoso!; Espinha de Bacalhau; Chorinho pra você; e outras.