Organizações mundiais estão na contagem regressiva para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Conhecido como COP 30, o evento será em Belém, no Pará. O Brasil – ao lado de outros países – se reunirá em novembro para discutir projetos em prol da sustentabilidade do planeta, que está em estado de alerta.
PEC da devastação, desastres ambientais, desrespeito aos povos indígenas, aumento de poluentes. E, ainda, o racismo ambiental, seguido de outros males que atingem a sociedade, sobretudo, os mais vulneráveis. Dentre eles, a ecoansiedade, que é o medo de perder os móveis pela enchente, a casa pelos desabamentos, os familiares em uma catástrofe e até mesmo a vida por conta das altas e baixas temperaturas, que ocasionam doenças, como as respiratórias e pulmonares.
Este cenário é rotineiro. Conhece alguém prejudicado por esses desastres? Se não, sinta-se privilegiado. Inúmeras famílias são vítimas desses episódios. Sabemos as causas e consequências, mas, ainda, poucos reconhecem a responsabilidade.
Mais uma vez a escola assume seu papel ao promover uma educação voltada à sustentabilidade, com foco na cidadania ambiental ativa. Ações nesta área – ancoradas pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) (Lei Nº 9.795/99) – integram o Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades. Os alunos, no papel de multiplicadores, informam a comunidade escolar e se colocam como Guardiões do Futuro.
Os projetos semeiam aprendizados que perpassam os muros escolares; e as crianças se sensibilizam! A missão é repassar aos adultos este olhar empático, questionador e inconformado com a situação do planeta. Há várias questões envolvidas. Mas, por ora, destaca-se a importância da educação, que é porta-voz dos anseios globais e se coloca em ação para a construção de um mundo melhor. Cabe a todos reconhecer o compromisso dos seus agentes de mudanças: alunos e professores.
Suéller Costa (sueller.costa@gmail.com) é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta