Você prefere falar ou escutar?
Provavelmente, a maioria das pessoas responderia que se sente mais confortável na posição de falante do que de ouvinte. Não à toa, são incontáveis os cursos de oratória, e tão escassos os de escuta.
Ouvir com atenção é, seguramente, umas das melhores técnicas de gestão de pessoas, não só para cartórios, mas para empresas e grupos. A grande desculpa para não se colocar na posição de ouvinte é a famosa falta de tempo, e por essa razão vamos expor algumas estratégias para que, da próxima vez que se propuser a interagir com alguém, faça da escuta uma valiosa ferramenta de evolução.
O primeiro ponto é reservar um tempo com qualidade para que a interação desenrole. Nada de interrupções, em especial com telefones celulares, mensagens e smartwatches, pois eles são os grandes ladrões de eficácia e de atenção. O momento destinado à conversa tem que ser limpo.
Caso seja necessário, combine um limite máximo para a conversa, pois assim as pessoas terão uma noção real de como performar. Não terminado o assunto numa rodada, a próxima pode ser agendada de imediato.
Lembre-se de falar quando for a sua vez, mas de saber silenciar quando o outro estiver expondo as suas ideias. Não há nada mais chato e deselegante do que interrupções constantes, ainda que precedidas de um pedido de desculpas. A construção de um raciocínio é valiosa, por isso é sagrado o respeito ao momento de cada interlocutor.
Tome notas dos principais tópicos da reunião, pois dessa maneira terá um guia de como proceder posteriormente quanto aos temas abordados. A organização das ideias é essencial. Uma dica de ouro é ter um caderno ou pasta virtual para arquivo das conversas mantidas, permitindo consulta e avaliação permanentes.
Finalmente, compartilhe com a sua equipe as boas ideias que receber em conversas com os colaboradores, dando crédito ao autor. Isso incentiva que outras pessoas façam o mesmo, e ninguém melhor do que os membros de uma equipe conhece as dores do seu ambiente laboral.
Arthur Del Guércio Neto é tabelião em Itaquaquecetuba.