O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, responsável por mais de 500 funções vitais, incluindo a filtragem de toxinas, produção da bile, metabolização de medicamentos e regulação dos níveis de gordura no sangue. No entanto, ele é frequentemente sobrecarregado por maus hábitos alimentares, sedentarismo, uso excessivo de álcool, medicamentos em excesso e infecções virais, como hepatites A, B e C.

A prevenção das doenças hepáticas começa com a vacinação contra hepatites, uso de preservativos, higiene adequada, controle de substâncias tóxicas e, sobretudo, com hábitos saudáveis. Uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas magras e gorduras boas (como as do abacate e azeite de oliva) ajuda a manter o fígado em plena atividade. Evitar o excesso de alimentos processados, frituras e bebidas alcoólicas é fundamental.

Para quem já sofre com o fígado gorduroso (esteatose hepática), a boa notícia é que é possível reverter esse quadro com mudanças no estilo de vida e tratamentos naturais. A desintoxicação funcional do fígado pode ser feita com o uso de alimentos e fitoterápicos que estimulam sua regeneração e limpeza, como o boldo, alcachofra, cúrcuma, cardo-mariano e chá verde. Esses compostos ajudam a eliminar toxinas, melhorar a digestão e restaurar a função hepática.

Outro aliado poderoso é o orlistate, um fitoterápico que age inibindo a absorção de gorduras no intestino. Sua fórmula contribui na redução do acúmulo de gordura visceral e hepática, sendo útil no processo de reversão da esteatose. Quando aliado à prática regular de atividade física e reeducação alimentar, o orlistate pode acelerar significativamente a recuperação do fígado.

Cuidar do fígado é preservar sua vida. Com disciplina, orientação profissional e o uso correto de recursos naturais, é possível recuperar a saúde hepática e viver com mais disposição e qualidade. Consulte seu médico ou fisioterapeuta especialista para iniciar esse processo de forma segura e personalizada.

 

Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e Conselheiro Estadual de Assuntos da Pessoa com Deficiência