A saúde é um dos desafios para a gestão pública, que nem sempre consegue atender as demandas da população com a urgência e qualidade devida. Por isso importante valorizar ações como a Tabela SUS Paulista, criada pelo governo do Estado, que garante mais recursos para hospitais, como destacamos na edição digital de hoje. Na região, foram mais de R$ 60 milhões destinados, beneficiando principalmente as Santas Casas.
Os hospitais filantrópicos frequentemente têm dificuldade para equilibrar as contas, e oferecer o atendimento de melhor qualidade para a população. Um desafio que ficou claro na novela da renovação do convênio entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Santa Casa, que ocorreu na gestão anterior. Atualmente, por outro lado, o hospital está mais próximo da administração municipal, participando de diferentes ações com a Secretaria de Saúde.
A atual gestão, aliás, tem se desdobrado para reduzir as filas para consultas e exames, incluindo especialidades, e também anunciou a criação da Cidade da Saúde, na região central de Mogi, e em breve devemos ter a abertura da Maternidade Municipal, já com recursos garantidos junto ao governo do Estado.
Assim a saúde vai avançando em Mogi e beneficiando também a região, que conta com investimentos importantes também em cidades como Itaquaquecetuba com a reforma e entrega de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também com projetos e ações em Suzano, como as campanhas focadas na prevenção e promoção da saúde.
São importantes avanços a serem comemorados, mas, por outro lado ainda muitos desafios a serem vencidos para atender plenamente as necessidades da população, com atendimento de qualidade desde a atenção básica, até a oferta de especialidades e atendimento de média e alta complexidade, este último a cargo do governo estadual.
Importante ressaltar também que nem todo atendimento de saúde, seja consultas ou exames, cabe especificamente ao município, é preciso cobrar que todas as esferas do poder público, o que inclui Estado e União, invistam cada vez mais no setor.