Mais que melhorias em infraestrutura, investir em saneamento básico é investir em saúde e qualidade de vida para a população, que em muitas cidades do país ainda não conta com atendimento universalizado no que tange distribuição de água e ao tratamento e coleta de esgoto. Essa aliás é a meta da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a não muito tempo privatizada pelo Governo do Estado, como também a redução da tarifa para famílias em vulnerabilidade. 

Destacamos na edição digital de hoje os avanços conquistados por Suzano e Itaquaquecetuba, que foram destaque no ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil. A primeira cidade está entre aquelas do país com os melhores indicadores gerais, ocupando a 35ª colocação, e também lidera na região o abastecimento de água, cobertura de esgoto e investimento per capita. Já Itaquá é a 8ª cidade do país que mais investiu em saneamento básico no ano passado, considerando os 100 municípios brasileiros mais populosos.

Certamente conquistas importantes para as duas cidades, lembrando que Itaquá deve receber ainda o investimento de R$ 1 bilhão da Sabesp, a não muito tempo privatizada pelo governo do Estado. Os recursos serão usados para ampliar as redes de água e esgoto na cidade. 

Vale destacar ainda os investimentos em andamento e anunciados em outras cidades da região, como Poá que também conta com recursos da Sabesp para universalizar o abastecimento de água. 

Mogi das Cruzes também anunciou recentemente investimentos importantes no setor, em parceria com o governo do Estado. Única cidade da região a ter uma autarquia própria, o Semae, Mogi deve receber R$ 260 milhões para ampliar a coleta e tratamento de esgoto em convênio com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. A cidade também faz parte do programa UniversalizaSP, coordenado pela pasta. 

Todo investimento é sempre muito bem-vindo e num futuro próximo deve contribuir, de forma fundamental, para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população das cidades da região.