O comércio já se prepara para uma das principais datas do ano, o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto. Os comerciantes, de acordo com a projeção da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), estão otimistas e esperam um incremento de até 15% nas vendas em relação ao ano passado. Esse é um dos destaques da edição digital de hoje.

Entre os segmentos que devem ser mais favorecidos pelas compras para a data em homenagem aos pais, estão vestuário, moda esportiva e alimentação, o que demonstra os diferentes perfis dos pais e os tradicionais almoços para celebrar a data, preparados em casa ou com as famílias reunidas em restaurantes da cidade. 

Uma maior movimentação no comércio nesta data especial e em outras épocas do ano demonstra que também outros setores da economia estão com melhores resultados como a indústria e a prestação de serviços, com empresas dos mais diferentes portes, inclusive os pequenos negócios alcançando boas vendas, que futuramente podem representar a expansão do negócio e gerar novas contratações. 

Embora vivamos hoje com questões macroeconômicas desafiadoras, como o tarifaço que deve ser imposto pelo presidente Donald Trump a partir da próxima sexta-feira, 1 de agosto, subindo a tarifa dos produtos brasileiros exportados, ainda assim há esperança que a medida não se concretize. Já que mais que uma questão econômica, trata-se de uma guerra de narrativas provocada pela polarização do país nos últimos anos. 

Claro que o impacto americano será imenso, por outro lado, abre oportunidades de alcançar novos mercados e fortalecer parcerias já existentes com países europeus e da América Latina, além da China. A expectativa sempre é pela melhor solução encontrada pelos governos brasileiro e americano. 

Voltando ao Dia dos Pais, além da questão comercial, importante para fazer girar a roda da economia local, é um momento especial para valorizar e reconhecer os pais, que entregam seus corações aos filhos, se tornando verdadeiros exemplos no exercício do amor, honestidade, solidariedade e cidadania.