Exportações 

O Governo do Estado, em nota, informou sobre uma reunião realizada nesta terça-feira (15) entre o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, e empresários de setores da economia paulista que concentram a pauta de exportações, a exemplo do café, carne, citricultura, máquinas e equipamentos, sucroalcooleiro, energia, papel e celulose, aviação e transporte de cargas. Durante o encontro, o governador Tarcísio de Freitas falou da importância do diálogo e estabelecer caminhos para fortalecer as parcerias da indústria paulista com os Estados Unidos. 

Exportações II 

No encontro, segundo o governo estadual, os representantes do Estado, junto aos empresários, expuseram suas preocupações e o potencial impacto das novas tarifas, inclusive nos preços de produtos americanos. O presidente Donald Trump anunciou, na última quarta-feira (9), a taxação de 50% imposta sobre produtos importados do Brasil a partir de agosto. O governo do Estado informou que "fará todo esforço necessário para garantir o melhor desfecho ao setor produtivo, bem como seus milhões de empregos gerados direta e indiretamente".

Exportações III 

Em um vídeo publicado nas redes sociais, a prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, afirmou que a cidade pode perder R$ 4 milhões com a taxação. De acordo com ela, os impactos econômicos seriam no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Exportações iV

Na avaliação da prefeita de Ferraz, a taxação definida por Trump vai comprometer diretamente investimentos na educação, saúde e prestação de serviços na cidade. Priscila Gambale, assim como o governo do Estado na nota sobre o encontro de empresários, também falou do diálogo para uma solução que evite prejuízos, neste caso, aos municípios.