A vacinação é o meio mais eficaz de prevenção contra diversas doenças, e não é diferente contra a gripe, alvo de campanha anual, inicialmente voltada para grupos prioritários, como pessoas idosas e crianças que têm maiores riscos de complicações da doença. Nesta terça-feira (20), o Governo do Estado ampliou a vacinação para toda a população acima de 6 meses de idade. Nos 645 municípios paulista, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para ser imunizado. 

De acordo com os dados divulgados pelo Estado, pouco mais de 20% das pessoas dos grupos prioritários, que inclui também profissionais da Educação e da Saúde, foram vacinadas até a última quinta-feira (15). Embora no Dia D de vacinação, promovido no dia 10 de maio, a cobertura tenha crescido, ainda é baixa, o que deveria preocupar a todos, não apenas os gestores da saúde pública. 

A imunização é uma proteção não apenas individual, mas também coletiva, já que impede a contaminação. O exemplo deveria ser a vacinação contra a Covid-19 que, quando liberada em massa, nos permitiu retomar as atividades e o convívio social. Porém, o que ficou registrado em boa parte da população foi a rapidez com que os imunizantes foram produzidos, colocando em dúvida sua eficácia. Mas, a queda na adesão à vacinação vem antes mesmo da pandemia, com números que vem gerando grande preocupação, especialmente para crianças, com o risco de retorno de doenças já extintas no Brasil. 

É preciso confiar na ciência, nos pesquisadores brasileiros que se desdobram, mesmo com pouco recursos, para inovar e trazer novos produtos e equipamentos que contribuem para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população. Destaque para o trabalho realizado no Instituto Butantan, em São Paulo, onde imunizantes são produzidos por profissionais extremamente qualificados, que deveriam ser orgulho para a população e não motivo de desconfiança. 

As vacinas salvam vidas e é necessário reforçar as campanhas para aumentar a adesão, encontrando novos caminhos para que a valorização da ciência e de suas importantes contribuições para a prevenção e promoção da saúde.